CONECTIVIDADE

MetrôRio conclui ampliação do sinal 4G

Projeto no transporte carioca conta com as operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo.

14 de outubro de 2022 - 14:03
Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

O MetrôRio concluiu a quarta e última fase de um projeto com mais de 600 antenas 4G das operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo para melhorar a qualidade do sinal de telefonia e internet em ambientes fechados, além de ampliar a cobertura nas suas linhas.

Agora, túneis, mezaninos e plataformas da linha 4 passam a contar com cobertura integral. O trecho vai da estação General Osório, em Ipanema, até a estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca.

Segundo o portal Convergência Digital, as três primeiras fases entraram em funcionamento gradual desde agosto de 2020, contemplando as estações e trens das linhas 1 e 2 e incluindo os trechos subterrâneos localizados no Maracanã, Del Castilho e Maria da Graça.

O Sistema de Antenas Distribuídas (DAS) da rede contou com a instalação de novas antenas, cabos, receptores e transmissores.

“Ter todo o sistema conectado, graças à parceria com as operadoras de telefonia, é um grande passo: uma comodidade importante que oferecemos aos nossos clientes", destacou Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio, à publicação

Em agosto do ano passado, o MetrôRio já havia anunciado a instalação de 35 quilômetros de cabos de fibra óptica pela Comba Telecom, empresa global de infraestrutura e soluções para telefonia móvel, que agora são compartilhados pelas operadoras.

O MetrôRio conta hoje com 41 estações e 56,5 quilômetros de trilhos, distribuídos em três linhas, transportando em média 880 mil passageiros por dia. 

Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, a empresa registrou o recorde do transporte de 13,9 milhões de passageiros.