.png?w=730)
Maurício Dall’Agnese, diretor de estratégia e inovação da Cemig (Foto: Divulgação)
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) fechou um contrato com a Google Cloud para oferecer soluções da big tech aos membros do Inova Cemig, seu programa de inovação.
Com o acordo, as startups, os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) e as universidades participantes terão acesso às ferramentas da big tech, assim como a um ambiente escalável para testes, validação e experimentação, suporte técnico especializado e treinamento.
Os recursos da Google Cloud incluem infraestrutura de nuvem otimizada para IA, ferramentas para desenvolvedores e soluções para integrar dados e gerar insights.
“Estamos criando um caminho para explorar importantes pilares de desenvolvimento, como a aplicação da inteligência artificial para otimização de recursos e aumento da eficiência”, destaca Maurício Dall’Agnese, diretor de estratégia e inovação da Cemig.
De acordo com Tales Brumon, gestor do Núcleo de Inteligência Artificial da Cemig, a parceria é um acelerador para a entrega de produtos tecnológicos maduros ao mercado.
“Ao fornecer suporte técnico e estratégico, a Google Cloud nos ajudará a impulsionar o programa Inova Cemig e demonstrar o nosso compromisso com o ecossistema de inovação no Brasil”, comenta Brumon.
Criado em 2018, o Inova Cemig tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e desenvolver projetos de inteligência artificial, geração sustentável, descarbonização, eletromobilidade, smart grids e armazenamento de energia.
Sediada em Belo Horizonte desde 1952, a Cemig atende 774 municípios de Minas Gerais por meio da Cemig Distribuição. Além disso, está presente em outras 26 unidades federativas do Brasil como líder de vendas a clientes finais no mercado livre de energia.