.jpg?w=730)
Foto: divulgação.
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), uma das principais concessionárias de energia elétrica do Brasil, adotou uma solução desenvolvida pela Pix Force, startup gaúcha especializada em tecnologias de visão computacional, inteligência artificial e machine learning.
Criada exclusivamente para a Cemig, a ferramenta tem o objetivo de proteger a receita das linhas de distribuição de energia da companhia.
Por meio do uso de inteligência artificial, o software detecta e alerta quando existem mudanças na rede em questão ou pontos de invasão. A cobertura é feita em cada circuito de energia com a periodicidade necessária de acordo com sua criticidade.
Segundo a Cemig, a tecnologia gera dados mais precisos, tornando a detecção de problemas mais ágil e objetiva. Além disso, otimiza o deslocamento das equipes de manutenção e garante a redução de custos.
A Pix Force também criou outras duas soluções para a Cemig. A primeira utiliza visão computacional e consiste em um sistema para auditoria de condutores de motocicletas que atuam na empresa.
Para tanto, a startup desenvolveu um algoritmo para monitorar e acompanhar os motoristas que realizam as leituras de consumo dos clientes.
Com o auxílio de um aplicativo para celular, todo o trajeto do motociclista é gravado por meio de um dispositivo móvel instalado no guidão do veículo. As imagens coletadas são enviadas à Cemig, que pode verificar como foi o trajeto diário do colaborador.
A segunda solução contempla um sistema de detecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados pelos profissionais que atuam diretamente na manutenção de linhas vivas, ou seja, trabalho em média tensão sem o desligamento da rede elétrica.
Devido aos riscos da tarefa, os colaboradores precisam estar protegidos contra descargas e choques elétricos durante o processo.
Com a solução, a Cemig interpreta automaticamente as imagens e vídeos gravados por celulares e câmeras, de modo a identificar se os trabalhadores estão utilizando os equipamentos corretamente.
Se alguma irregularidade for detectada, o software emite um alerta para a central da Cemig para que sejam adotadas as medidas de segurança necessárias.
Isso também é feito com o auxílio de um sistema de reconhecimento facial, que identifica o trabalhador e verifica se ele está em dia com seus exames de saúde ocupacional e com seus treinamentos de segurança.
Com mais de 70 anos de atuação, a Cemig atua nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, além de distribuir gás natural. A companhia tem foco em Minas Gerais e possui presença em 24 estados brasileiros, bem como no Distrito Federal.
Apenas no estado mineiro, a Cemig possui mais de 8,7 milhões de consumidores, divididos entre 774 municípios.
Hoje, a empresa é formada por 100 sociedades, nove consórcios e dois fundos de investimentos em participações.
Desde 2015 a Pix Force desenvolve soluções utilizando tecnologias de visão computacional, inteligência artificial e machine learning. O monitoramento é realizado por meio de aquisição e interpretação automática de imagens e vídeos.
Entre seus principais clientes, estão grandes players do mercado internacional de óleo e gás e de energia, o que inclui Petrobras, Shell, Eneva Energia e SHV Energy.
Em 2022, a empresa foi uma das três startups premiadas no South Summit Brazil, evento de inovação que acontece anualmente em Porto Alegre. Atualmente, a Pix Force possui sedes na capital gaúcha e em São Paulo, além dos Estados Unidos e da Finlândia.