.png?w=730)
Ideia era automatizar os processos e otimizar planejamentos e tomadas de decisões (Foto: Porto de Santos)
A Corredor Logística e Infraestrutura (CLI), operadora portuária voltada ao agronegócio, migrou para o S/4 Hana, a última versão do software de gestão da SAP rodando na nuvem, com a NTT Data, multinacional japonesa de serviços e consultoria de tecnologia da informação.
O projeto foi feito por meio do Rise with SAP, iniciativa da multinacional para acelerar a migração dos clientes para a nuvem.
Segundo a companhia, a ideia era automatizar os processos e otimizar planejamentos e tomadas de decisões, com a integração de recursos como inteligência artificial e machine learning.
A primeira etapa da mudança de sistemas, na operação de Santos, foi finalizada em cinco meses com mais de 70 pessoas envolvidas no projeto. Aos poucos, módulos complementares foram sendo adotados para evitar atrasos de entrega.
Com a implantação, a CLI afirma que passou a contar com um sistema moderno de planejamento de recursos empresariais, aperfeiçoando o fluxo de dados, além de agregar insights em tempo real e tecnologia avançada.
De acordo com a companhia, isso fortaleceu aspectos de compliance, com visibilidade na cadeia de suprimentos e maior escalabilidade dos negócios.
“Fizemos a mudança de sistema assumindo as funções administrativas e financeiras sem conhecer todas as informações e processos. Foi duro, mas agora temos soluções SAP para tomadas de decisões rápidas, além de agirmos de forma mais autônoma e independente”, relata Cristiane Lunardi, gerente executiva de tecnologia da CLI.
Outras ondas de implementação estão previstas para o final de janeiro e de março de 2024, com foco na operação da empresa em São Luís, no Maranhão.
A meta é integrar o SAP Analytics Cloud para a definição de métricas, hierarquias de desempenho, automatização e conversão de dados, insights mais detalhados e análises otimizadas, além da simulação de cenários para melhores tomadas de decisão.
Conjuntamente, a CLI também considera adotar o SAP Service Asset Manager, um aplicativo em nuvem para técnicos em campo acessarem e trabalharem com ativos e dados operacionais.
Em atuação desde 2013, a CLI tem sede em São Luís e atua no Terminal de Grãos da cidade, no Porto de Itaqui. No local, embarca soja, farelo de soja e milho das regiões do Maranhão, Piauí, Tocantins e nordeste do Mato Grosso.
A operadora também está presente nas Elevações Portuárias S.A. (EPSA), no Porto de Santos, carregando açúcar, soja e milho produzidos em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.
Já a NTT Data, no mercado desde 1988, é uma empresa global de serviços de TI com sede em Tóquio, no Japão. Parte do NTT Group, a companhia realiza consultoria, soluções industriais, serviços de processos de negócios, modernização digital e de TI e serviços gerenciados. Presente em mais de 50 países, registrou receita de US$ 30,16 bilhões no último ano.