
Correios modernizam infra com IBM e eWave. Foto: divulgação.
Os Correios contrataram, via licitaçaõ de valor não revelado, licenças e serviços da plataforma IBM WebSphere para servidores de aplicação Java, implantados pela eWave do Brasil, subsidiária da empresa israelensese especialista em desenvolvimento de sistemas e integração com software IBM.
No projeto, a equipe da eWave vai atuar na implantação em conjunto com o time de TI dos Correios, e fornecerá também serviços de suporte.
Conforme André Nascimento, diretor executivo da eWave Gov, unidade de negócios da companhia focada no setor público, a modernização da infraestrutura dos Correios irá otimizar todos os processos da instituição, aumentando a disponibilidade de aplicações críticas e reduzindo o tempo de operação de sistemas pelos usuários.
“Este projeto visa à padronização do escopo tecnológico dos Correios, o que irá trazer excelência de produtividade em outros projetos de TI que deverão utilizar este novo cenário”, avalia Nascimento.
Com sede em Israel, a eWave tem operações nos Estados Unidos, Europa e América do Sul.
No Brasil, atua desde 2006 com escritórios em Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro.
Já os Correios têm mais de 9,9 mil unidades operacionais (tratamento, distribuição e logística) em todo o país, empregando 118 mil colaboradores e com receita total de R$ 14,63 bilhões em 2011, último exercício divulgado.
A instituição tem investido forte em TIC. No começo deste ano, também divulgou que planeja a distribuição de 50 mil smartphones, de fornecedor ainda não divulgado, para carteiros de 13 estados e Distrito Federal.
O uso dos dispositivos móveis servirá para informar em tempo real o status de suas entregas.
Os primeiros estados contemplados serão os que trabalham efetivamente com o Sedex 10 (RS, SC, PR, SP, RJ, MG, ES, BA, PE, CE, PI, MS, GO e DF).