
A CPFL Energia possui 10,3 milhões de clientes no mercado de distribuição. Foto: Divulgação/CPFL
A CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro, adotou a solução AI Operations SAFE, da Sonda, integradora latino-americana de serviços e soluções de Tecnologia da Informação, no seu Centro de Operação de Segurança (COSEG).
Baseada em inteligência artificial, a ferramenta de segurança de operações tem foco em diagnosticar se as atividades executadas pelos profissionais estão de acordo com as regras estabelecidas pela empresa, como o uso correto de Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Por meio de algoritmos de IA, machine learning e registro de atividades dos funcionários em dispositivos móveis, sensores ou câmeras conectadas, o sistema analisa as evidências coletadas, identificando e diagnosticando os padrões das atividades.
Segundo a empresa, o indicador de assertividade da solução em relação às imagens analisadas chega a 91%.
A AI Operations SAFE também realiza uma cobertura na detecção de não conformidades; automatização dos processos manuais; redução de validação humana nas imagens coletadas em campo; e ganho de assertividade na identificação das falhas de segurança.
Além disso, a ideia é reduzir custos operacionais e aprimorar treinamentos por meio das informações geradas pelas não conformidades.
Com os resultados da ferramenta, a próxima etapa do projeto será voltada à melhora da produtividade da equipe de analistas do COSEG.
Nesta fase, a solução deve automatizar todo o processo das Análises Preliminares de Risco (APRs), cruzando as informações obtidas das imagens com os dados inseridos manualmente pelos usuários em campo.
Criada em 1912, a CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da B3 e atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços.
No mercado de distribuição, a companhia totaliza 10,3 milhões de clientes nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, tem uma participação de mercado de 4%.
Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a terceira maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.
Com faturamento de US$ 1,24 bilhão em 2022 e mais de 13 mil funcionários, a Sonda tem presença direta na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, México, Panamá, Peru e Uruguai.
No Brasil, a companhia mantém escritórios nos 26 estados e no Distrito Federal, com mais de 6 mil colaboradores e 700 clientes. A empresa conta com sete centros de serviços e quatro data centers.