
Empresa está há 90 anos no mercado de imóveis. Foto: divulgação.
A Imóveis Crédito Real, empresa do setor imobiliário com atuação no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, adotou a solução da Zenvia, especializada em comunicação e serviços móveis, para otimizar o autoatendimento dos clientes via WhatsApp.
O projeto foi implantado com a NewByte, software house gaúcha que oferece serviços de automação do atendimento.
Motivada principalmente pela aceleração da digitalização causada pela pandemia, a imobiliária visava aumentar a agilidade de resposta dos seus canais, assim como obter um registro completo de todos os contatos de forma integrada com seu CRM.
A partir dessas necessidades, foram criadas mais de 14 jornadas de chatbot para atender a demandas como locações, agendamento, avisos e avaliação de visitas, propostas de imóveis, envio de documentação, segunda via de boletos e manutenção.
“Desenhamos uma jornada em que o cliente consegue chegar sozinho até a etapa de envio da documentação de locação. O nosso cliente em potencial comunica para o bot o que ele está procurando, seja o bairro ou cidade, e consegue fazer até o agendamento de visita diretamente pelo WhatsApp”, conta Priscila Santos, gerente de projetos na Imóveis Crédito Real.
Em 2023, quase 30% dos contratos assinados na imobiliária são provenientes de leads de WhatsApp. Só no mês de julho, foram registradas mais de 139 mil mensagens enviadas e recebidas para clientes nesse canal.
“Para a Imóveis Crédito Real, foi essencial ter um parceiro que entendesse a nossa necessidade. A Zenvia conseguiu entrar para o fluxo que desenhamos, e, assim, conseguimos solucionar tudo que fosse possível para agilizar o atendimento do nosso cliente”, destaca Santos.
Segundo a gerente, o setor imobiliário exigia personalização e adequação a necessidades específicas, como a transferência do atendimento de chatbot para humano quando necessário.
“No mercado, vimos que existem muitas ferramentas que são muito robóticas, impossibilitando o transbordo para um atendimento humano. Com a Zenvia, vimos que teríamos essa vantagem de conectar a parte humana com aquele chat, oferecendo essas duas opções ao cliente”, ressalta Santos.
Há 90 anos no mercado de imóveis de Porto Alegre, a Imóveis Crédito Real iniciou um processo de nacionalização da marca em 2019.
Através de um sistema de franquias, a empresa hoje administra mais de 32 mil imóveis na locação, 25 mil apólices de seguro e uma operação de vendas com mais de 85 mil imóveis.
A Zenvia foi fundada em 2000, em Porto Alegre, e levantou US$ 200 milhões na Nasdaq em julho de 2021. Hoje com mais de 14 mil clientes, a companhia fechou 2022 com uma receita líquida de R$ 756, milhões, alta de 23,6% frente ao ano anterior.
Já a New Byte é uma software house fundada em 2021 em Portão, uma cidade de 34 mil habitantes a 43 quilômetros de Porto Alegre.
A empresa desenvolve soluções como atendimento omnichannel, chatbots, HelpDesk, campanhas de comunicação multicanais, integração entre sistemas e Robotic Process Automation (RPA). Entre os seus clientes, estão nomes como ESPM, ABInbev, Dasa, LG, Stone, VR Benefícios e Tivit.