MENSAGENS

Criança Esperança aposta em RCS com Sinch

Como resultado, 35% dos usuários engajados chegaram até a etapa de doação.

09 de janeiro de 2026 - 16:34
Xuxa, Angélica e Eliana apresentaram o programa em 2025. Foto: divulgação.

Xuxa, Angélica e Eliana apresentaram o programa em 2025. Foto: divulgação.

O Criança Esperança, da Rede Globo, contratou a Sinch, que fornece APIs para que empresas enviem mensagens de SMS, WhatsApp, voz e e-mail de forma automatizada, para criar a primeira campanha de RCS Conversacional em grande escala já realizada no Brasil.

O Rich Communication Services é o sucessor moderno do SMS, oferecendo uma experiência similar a aplicativos como WhatsApp diretamente no aplicativo nativo de mensagens do celular.

Para empresas, o sistema permite o envio de mensagens com nome, logotipo e selo de verificação com apoio do Google.

“Realizamos o primeiro disparo de RCS em massa para uma causa como o Criança Esperança, transformando a maneira como as marcas podem usar a tecnologia para interagir, engajar e impactar positivamente seus clientes”, conta Mario Marchetti, diretor-geral da Sinch para a América Latina.

Diferente das campanhas tradicionais, o foco não era apenas incentivar doações, mas promover um diálogo interativo e personalizado com o público. 

A jornada ofereceu três caminhos principais: Doe Agora, onde com um clique o usuário podia iniciar a discagem, doar via Pix ou acessar o site oficial; Curiosidades, com conteúdos sobre a história e impacto do Criança Esperança ao longo das últimas quatro décadas; Quiz Interativo, com perguntas curtas que conectavam o usuário a projetos sociais alinhados ao seu perfil.

Como resultado, 35% dos usuários engajados chegaram até a etapa de doação.

Baseada em Estocolmo, na Suécia, a Sinch foi fundada em 2008, e permite que as empresas cheguem a todos os celulares do mundo em segundos através de mensagens móveis, e-mail, voz e vídeo. 

Hoje, mais de 150 mil empresas de 60 países usam a plataforma de tecnologia da Sinch para se envolver com seus clientes. Seu portfólio conta com nomes como iFood, Google, Visa, Santander, Natura e Banco BV.