DADOS

DataRain contrata ex-Cap para compor diretoria

José Bruzadin assume a área de desenvolvimento de negócios no segmento de saúde e ciências para a vida.

23 de agosto de 2023 - 15:32
José Bruzadin, novo diretor de desenvolvimento de negócios no segmento de saúde e ciências para a vida da DataRain (Foto: Divulgação)

José Bruzadin, novo diretor de desenvolvimento de negócios no segmento de saúde e ciências para a vida da DataRain (Foto: Divulgação)

A DataRain, consultoria paulistana focada na plataforma da Amazon Web Services (AWS), anunciou a contratação de José Bruzadin, que chega da Capgemini, para assumir o cargo de diretor de desenvolvimento de negócios no segmento de saúde e ciências para a vida.

Bruzadin é um profissional experiente no nicho de saúde. Na multinacional francesa de consultoria, o executivo atuou como head de vendas para a indústria de saúde por cerca de um ano e meio.

Antes disso, foi executivo sênior de vendas na SAP; mentor de startups no Hospital Albert Einstein; parceiro e head de desenvolvimento de negócios na Engenious; e diretor na JLB Inovação em Saúde.

Ainda entre os anos 2000 e 2017, Bruzadin fez parte do time da Intel, passando por posições como gerente de desenvolvimento de negócios, gerente de desenvolvimento para saúde e diretor de saúde e ciências para a vida para a América Latina.

Entre outras atividades, o executivo esteve à frente do Centro de Telemedicina de Parintins, estabelecendo a empresa como referência em novas tecnologias, no desenvolvimento de um plano que influenciou a estratégia de saúde no Brasil, e referência para a Organização Mundial de Saúde. 

Este projeto foi realizado em colaboração com a Universidades de São Paulo, as Universidades Federal e Estadual da Amazônia (UEA e UFAM),  Ministério da Saúde, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e as autoridades locais. 

Hoje, o profissional faz parte do comitê de inovação e tecnologia da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e da equipe do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs).

Academicamente, o executivo possui um diploma em engenharia elétrica, eletrônica e de comunicação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e um MBA em negócios, gerenciamento, marketing e serviços de suporte relacionados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Na DataRain, o segmento pelo qual será responsável gera mais de 50% do faturamento da companhia, filiada a entidades como a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e na Associação Brasileira de CIOs de Saúde (ABCIS). 

“A saúde já usa muita tecnologia em diagnósticos e procedimentos, que são super sofisticados, mas é preciso otimizar estes investimentos e sua utilização. É neste contexto que entra a nuvem, principalmente para propiciar uma melhor integração entre médicos, instituições de saúde e pacientes. Essas informações, e sua interoperabilidade, são fundamentais para assertividade de tratamentos e sua adesão”, comenta Bruzadin.

Focada em computação em nuvem, a DataRain tem sede em São Paulo e foi fundada em 2018. A companhia tem cerca de 120 funcionários e, entre seus principais clientes, estão Prevent Senior, Prefeitura de São Paulo, Sisu, Prouni e FIES. 

A empresa tem histórico de atuação governamental em diversos segmentos. Entre os destaques, a condução de sistemas de telemedicina e de ensino à distância para o Governo de São Paulo, ambas plataformas criadas durante a pandemia de Covid-19.

Com projetos relevantes de telemedicina e interoperabilidade, a DataRain está presente em instituições como os Hospitais Sancta Maggiore, Hospital Santa Marcelina, Hospital Santa Cruz, Laboratórios Sabin e a Secretaria de Saúde de São Paulo. 

A consultoria ainda está envolvida ainda em projetos de infraestrutura de nuvem, suportando os principais sistemas de missão crítica de hospitais, clínicas e laboratórios, com soluções de big data para sequenciamento genômico, pesquisas, processamento e armazenamento em nuvem de imagens médicas digitais, entre outras soluções.