MAIS PLICS

EG quer fidelizar no e-commerce

Holding porto-alegrense lança programa de pontos voltado às lojas online para conquistar a recorrência dos clientes.

17 de maio de 2013 - 17:13
Tatiane Viana, co-fundadora da EG, aponta a fidelidade e o crowdfunding como pontos importantes do programa. Foto: divulgação

Tatiane Viana, co-fundadora da EG, aponta a fidelidade e o crowdfunding como pontos importantes do programa. Foto: divulgação

A holding porto-alegrense E-commerce Group (EG) lançou um programa de pontos voltado às lojas online para conquistar a recorrência dos clientes, o MaisPlics.

Por meio de um aplicativo, o programa de fidelidade é definido como colaborativo e social e permite ao usuário efetuar compras em lojas parcerias e somar pontos (plics) para si, para instituições e também para seus amigos.

Atualmente, o projeto conta com 36 lojas parceiras, entre elas TAM, Peixe Urbano, Submarino, CVC, Netshoes e Ponto Frio.

Conforme Tatiane Viana, co-fundadora e diretora de operações  da EG – que tem sob seu guarda-chuva as empresas BioStore, HeadClick, TouchPoints, Multi RHOo e E-business Design, todas voltadas ao segmento web – o objetivo é oferecer às lojas virtuais um novo mecanismo de fidelização dos clientes, através do consumo consciente.

Logado no aplicativo pelo Facebook, o usuário realiza a compra do produto com o mesmo preço da loja virtual, somando pontos para si, para seus amigos e para algumas instituições (ONGs, instituições religiosas e até clubes esportivos) que escolhe no momento do cadastro.

A empresa não revela o quanto investiu no projeto que envolveu 15 colaboradores. A empresa estabeleceu uma meta de usuário e destaca que a intenção é atingir uma base qualificada que realmente se mantenha no programa.

 “A fidelidade do consumidor é com o produto e não com a loja. Por isso, o MaisPlics pretende suprir essa dificuldade do varejo online e, ao mesmo tempo, dar uma contrapartida para o comprador”, explica Tatiane.

Os pontos ganhos pelos usuários podem ser trocados por produtos e outros prêmios em uma loja dentro do próprio aplicativo. Para incentivar o usuário, o programa também conta com conquista de níveis e badges.

Os cadastrados também pontuam através das conexões. Quando um usuário compra pelo MaisPlics os pontos são divididos entre ele (50,41% dos pontos), as instituições (8,13%) e os amigos (41,46%).

Contatos de até quinto grau também recebem os pontos quando alguma conexão ligada a um amigo realiza a compra. Apesar de ser um conceito complexo, a empresa acredita que o sistema pode maximizar os pontos quando o usuário convida diversos amigos que também repassam a ideia.

“Acreditamos que a melhor forma de fazer o cliente voltar a comprar é através da emoção, por isso envolvemos três tipos de afinidades: fé, causas e paixão”, conta a diretora.

O usuário pode escolher até cinco afinidades diferentes. Essas instituições escolhidas irão receber um percentual do valor de cada compra realizada, e podem reverter seus pontos em dinheiro.

Tatiane diz que as 17 organizações parceiras são instruídas a divulgarem como utilizaram o valor revertido. Para ela, o projeto também tem um viés de transformação social. “Esse é um modelo promissor de crowdfunding, pois as pessoas contribuem com parte de sua renda sem ter que fazer doações diretas”, avalia.

Ainda em fase beta, a EG quer amadurecer o projeto para prospectar novas lojas do e-commerce e instituições grandes, como clubes de expressão nacional e ONGs de representatividade nacional.