DRONES

Enel SP faz inspeções subterrâneas com Flyability

O projeto tem financiamento do programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica.

06 de julho de 2021 - 17:37
A Enel é a segunda maior distribuidora do Brasil Foto: divulgação.

A Enel é a segunda maior distribuidora do Brasil Foto: divulgação.

A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, está realizando um projeto de inspeções subterrâneas com a Flyability, sueca especializada em drones seguros para locais inacessíveis.

Com financiamento do Programa de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto tem até o momento um investimento de cerca de R$ 380 mil. 

O objetivo é inspecionar a rede de distribuição subterrânea da companhia com maior agilidade, segurança e precisão e as duas empresas trabalharam no desenvolvimento do projeto, que adaptou o drone para voar em espaços confinados.

O equipamento é protegido por uma estrutura esférica, evitando que choques contra as paredes e quedas danifiquem o aparelho e as suas câmeras. Uma vez que o equipamento não é à prova de água, há a necessidade de retirada prévia de água das caixas.

Atualmente, a distribuidora possui 10,7 mil estruturas que dão acesso à rede subterrânea, conhecidas como caixas, que são confinadas e repletas de transformadores e chaves — o que complica as inspeções dos eletricistas, exige treinamentos específicos e reciclagens anuais.

Através do uso do drone, as condições identificadas dentro das caixas são registradas por uma câmera 4k para análise em campo e encaminhadas posteriormente para a área de backoffice da distribuidora para eventuais ações de manutenção. 

O equipamento gera um vídeo de toda a inspeção, que pode ser consultado para uma análise adicional, sem que exista a necessidade de entrar novamente no espaço. 

Os procedimentos de segurança para acesso às caixas envolvem três eletricistas e a instalação de tripés para içamento dos operadores, garantindo a rápida remoção do ambiente em caso de problemas, além de um detector de gases.

Em contrapartida, a operação e manuseio do drone exigem o envolvimento de apenas dois profissionais.

“O uso do drone traz mais segurança para os nossos eletricistas e permite que o trabalho de inspeção da rede subterrânea seja executado de forma mais rápida, com a análise das imagens em tempo real”, afirma Bruno Cecchetti, responsável pela área de tecnologia de rede da Enel Brasil.

A cada três anos, a distribuidora precisa varrer 100% dos transformadores de sua rede subterrânea e, periodicamente, verificar também os demais ativos para realização da manutenção.

Com a tecnologia, que foi bem recebida pela área de operação e manutenção da concessionária paulista, a expectativa é executar essa atividade em menos tempo que o habitual, ganhando em produtividade ao reduzir o tempo de preparação e execução das atividades.

Os primeiros testes do novo drone foram realizados no bairro da Vila Olímpia, na zona sul de São Paulo. Depois, a Avenida Paulista e a Alameda Santos, no centro da cidade, também contaram com os testes do drone.

A segunda fase do projeto será composta por treinamentos para que os eletricistas aprendam a operar adequadamente os drones, além de processar e extrair dados do equipamento. 

Criada em 1999, a Enel Distribuição São Paulo é uma empresa da multinacional de energia Enel, sendo a segunda maior distribuidora do Brasil ao responder por 10,3% de toda energia distribuída no país e atender 7,4 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo.