EDUCAÇÃO

França proíbe smartphones em escolas

01 de agosto de 2018 - 14:16
A França não quer mais smartphones nas escolas. Foto: Pexels.

A França não quer mais smartphones nas escolas. Foto: Pexels.

A França vai colocar em vigor no próximo mês a recém-aprovada proibição de smartphones em escolas para estudantes de até 15 anos. 

As instituições com alunos maiores de 15 anos podem optar por impor uma proibição aos aparelhos. 

O país já havia aplicado o banimento de smartphones durante o horário de aula, mas essa legislação se estenderá a pausas e horários de refeições.

A lei determina que as escolas proíbam smartphones ou exijam que os alunos desliguem os aparelhos durante o dia todo. 

O projeto tem exceções para alunos com deficiências ou para atividades extracurriculares que pedem o uso dos equipamentos.

De acordo com o Business Insider, a proibição está relacionada ao medo de que os estudantes estejam se tornando muito dependentes e distraídos com os smartphones. Críticos à determinação acreditam que a lei não vai alcançar os objetivos e apresentam problemas logísticos, como no armazenamento de telefones.

Atualmente, as proibições relacionadas a aparelhos eletrônicos costumam ser definidas pelas instituições de maneira autônoma.

No Reino Unido, algumas escolas baniram completamente os telefones, enquanto outras têm restrições limitadas a locais e horários. 

A cidade de Nova York chegou a ter uma proibição aos aparelhos, mas o prefeito Bill de Blasio suspendeu a medida em 2015. O Business Insider relata que a medida estava sendo aplicada de forma desproporcional em escolas de baixa renda que tinham medidas de segurança como detectores de metais, com as famílias sendo cobradas para o armazenamento dos telefones.