.png?w=730)
Guibert Englebienne, cofundador da Globant (Foto: Divulgação)
A Globant, maior empresa de desenvolvimento de software da Argentina, anunciou a chegada do BeKind TechFund no Brasil, seu fundo de risco focado em startups voltadas para o uso indevido de tecnologia, com o investimento inicial de US$ 10 milhões (aproximadamente R$ 51 milhões).
Segundo a empresa, o movimento leva em consideração a reputação do Brasil como celeiro mundial de startups, somando cerca de 15 mil operações criadas até dezembro de 2021, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups). O objetivo é motivar o acesso das empresas locais à sua iniciativa.
Gerido pela Globant Venture, aceleradora da empresa, o fundo tem como parceiros Endeavor, LAVCA, Newlab e The George Washington University, além de investidores como Riverwood Capital, IDB Lab, Nazca. A assessoria é realizada pelo The Center for Humane Technology.
“Por meio dessas parcerias, estamos cocriando um movimento para investir em mudanças tecnológicas positivas e esperamos inspirar outras empresas a se juntarem a nós”, comenta Guibert Englebienne, cofundador da Globant.
O BeKind tem foco em combater as consequências de ações como o abuso e assédio on-line através do cyberbullying, comprometimento de informações pessoais, geração de falsos resultados por inteligência artificial e a polarização política ocasionada pelas mídias sociais.
Sua estreia aconteceu nos Estados Unidos, com o primeiro investimento feito no valor de US$ 5 milhões na Ping, uma startup que desenvolveu uma plataforma que lê textos em mais de 105 idiomas para evitar a distração de motoristas nas ruas.
Através do aporte, a Ping deve lançar sua tecnologia patenteada globalmente e contar com o suporte da rede da Globant.
Fundada em 2003 e com sede em Buenos Aires, a Globant possui 24,5 mil funcionários e está presente em 19 países.
A companhia conta com clientes como Google, Rockwell Automation, Electronic Arts e Santander e apresentou um faturamento de US$ 814,1 milhões em 2020.
A Globant foi apontada como "Worldwide Leader of Digital Strategy Consulting Services” pelo relatório IDC MarketScape e foi a primeira empresa latino-americana a abrir capital nos Estados Unidos, ainda em 2014.