
Rui Gomes, CEO da Um Telecom. Foto: Divulgação
A Um Telecom, operadora de telecomunicações e soluções em infraestrutura de TI com atuação no Nordeste, anunciou a construção de um data center no Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel), com investimento inicial de R$ 40 milhões.
No parque localizado em Recife, a infraestrutura ficará em uma área de 1,3 hectare e deve gerar cerca de 64 empregos diretos depois de concluído.
Segundo o portal Tele Síntese, será investido um total de R$ 150 milhões no projeto, que é composto por três fases e tem prazo de 10 anos. As obras da primeira etapa começam neste ano, com o início da operação previsto para o final de 2023.
“O data center da Um Telecom irá transformar Pernambuco em um hub de dados para a região, já que Recife está estrategicamente bem localizado em relação ao Nordeste. Iremos trazer o conteúdo e os serviços digitais mais para próximo do usuário mudando a forma de distribuição de dados no Nordeste”, destaca Rui Gomes, CEO da Um Telecom.
Segundo a empresa, o data center será o primeiro de Pernambuco com a classificação Tier 3, possuindo redundância de energia, segurança, climatização e telecomunicações.
Fundada em 2010 por Aresk Melo, a Um Telecom tem sede em Recife e oferece soluções em conectividade, segurança da informação e cloud computing.
Melo fez carreira no setor de telecomunicações e data centers. Ele também fundou a INTV ISPTV, que fornece serviços de stream de áudio e vídeo por IP, e atua há 19 anos como diretor executivo na Surfix Data Center, empresa de desenvolvimento e implantação de soluções para o mercado de TI e comunicação.
A Um Telecom conta com mais de 16 mil quilômetros de fibra óptica instaladas na região Nordeste, atendendo aos segmentos corporativo, setor público, provedores de internet (ISP) e operadoras (carriers).