Mudanças vem por aí na Globo. Foto: Depositphotos.
O Grupo Globo vai passar por um grande sacode no ano que vem, incluindo uma mudança no organograma que pode significar mais destaque para investimentos no setor de tecnologia.
Segundo revela o site Investnews, o Grupo Globo passará a ser uma holding, comandada por Luís Guimarães, ex-CEO da Cosan, diretor da Shell, e, lá no começo da carreira nos anos 2000, sócio da Webb, na época uma grande consultoria de tecnologia.
Debaixo de Guimarães vão ficar dois integrantes da quarta geração da família Marinho. Um deles é Roberto Marinho Neto, hoje responsável pela Globo Ventures, o braço de investimentos da Globo, dono de participações em startups como QuintoAndar, Stone, LivUp e Buser.
Agora, Roberto vai passar a comandar também a diversificação dos negócios e oportunidades de investimentos fora do segmento de mídia.
Já Paulo Marinho, que comanda a TV Globo desde 2022, passará a liderar também o resto dos negócios mais conhecidos do grupo, como a Editora Globo, dona de jornais como o Valor Econômico; o Sistema Globo de Rádio, da CBN e da Rádio Globo e a Eletromidia.
Segundo o Investnews, essa é a reestruturação mais profunda no comando do Grupo Globo nos últimos 30 anos.
Os problemas são vários: a queda estrutural das receitas da televisão, a necessidade de tornar o Globoplay rentável de forma consistente, a pressão das big techs sobre o mercado publicitário e a busca por novos modelos de monetização.
Mesmo mantendo a liderança na TV aberta, a Globo opera em um mercado que diminui a cada ano.
Não bastasse isso, a base de assinantes de TV paga também cai e, no streaming, o Globoplay ainda tem uma participação de mercado muito longe da líder no Brasil, que é a Netflix.
Tudo isso está se refletindo no caixa mesmo com ajustes e reestruturações nos últimos dez anos, a Globo tem hoje quase metade do faturamento que tinha em 2014, quando viveu seu último pico de receita.
O grupo registrou R$ 16,4 bilhões em receita em 2024, enquanto, em 2014 esse montante foi de R$ 28,3 bilhões, em valores corrigidos pelo IPCA.
