
Multicloud ainda está longe de ser fácil. Foto: Depositphotos.
O Google Cloud decidiu facilitar a conexão dos seus clientes com outros grandes provedores de nuvem como AWS, Azure, Oracle Cloud Infrastructure, e Alibaba Cloud.
O novo serviço se chama Cross-Cloud Interconnect e provê os clientes com uma conexão física exclusiva entre a nuvem do Google e a dos concorrentes.
Esse tipo de conectividade já é comum entre as nuvens públicas das empresas e a infraestrutura própria das empresas, mas ainda engatinha quando o assunto é conexão entre diferentes nuvens.
De acordo com o Google, as opções existentes são limitadas e caras de configurar, demandando que os clientes instalem roteadores específicos para a tarefa em empresas de colocation.
Por meio do Cross-Cloud Interconnect, o cliente pode comparar o uso de recursos entre diferentes nuvens, tanto entre as do Google e dos concorrentes, como entre os concorrentes entre si (AWS e Azure, por exemplo).
O Google destacou que o Walmart é um dos primeiros clientes. A gigante varejista americana anunciou um grande contrato com o Azure em 2018, mas provavelmente usa serviços de diferentes provedores.
Usar diferentes nuvens, o que se chama de multi-cloud, é a regra hoje em dia. Segundo dados do IDC, 64% das grandes empresas fazem isso. Ao mesmo tempo, 79% procuram maneiras de simplificar essa operação.
(Não faz muito o Baguete publicou uma matéria sobre como isso funciona dentro do Itaú, um dos maiores clientes da AWS no Brasil).
Apesar disso, os grandes provedores de nuvem (AWS, Azure e Google Cloud tem 63% do mercado mundial) vinham trabalhando o tema apenas como uma combinação de nuvem com infra on premises, e não de diferentes nuvens públicas, mais infra on premises.
O fato do Google Cloud ter sido o primeiro a tomar um passo no sentido a facilitar o trabalho dos seus clientes com a concorrência talvez tenha que ver com a sua posição no mercado em relação a AWS e Azure.
A AWS é a líder indiscutível do mercado, respondendo sozinha por 32% do gasto, com um crescimento de 27% no ano passado, segundo dados da Analysis. A Azure vem logo atrás, com 22% de mercado e um crescimento de 22%.
O Google Cloud, por outro lado, entrou na concorrência depois, vinha dando prejuízo até pouco tempo atrás e tem 9% de mercado. Por outro lado, a empresa cresce bem mais, na faixa de 48%.