
Vem aí uma nova busca do Google? Foto: Depositphotos.
O Google estaria considerando mudar seu modelo de negócios pela primeira vez para cobrar pelo acesso a conteúdos premium gerados por inteligência artificial em seu buscador.
A informação é do Financial Times, que afirma que o grande objetivo por trás da suposta decisão é gerar uma nova fonte de receita para o serviço que depende de anúncios.
A ideia seria adicionar funcionalidades de inteligência artificial em seus serviços de assinatura premium, que já oferecem acesso ao Gemini, a versão da big tech do ChatGPT.
Segundo boatos, o Google ainda estaria no processo de desenvolver esse novo produto, que no momento está sendo submetido a testes, sem previsão de um lançamento oficial.
Caso os rumores se concretizem, o Google passaria a oferecer respostas mais precisas para os usuários de seu buscador.
Segundo o Neofeed, a razão por trás da cobrança em cima do serviço seria o fato de que as funcionalidades envolveriam um maior processamento de dados computacionais, o que, consequentemente, aumentaria os custos para a plataforma.
Apesar disso, o principal e mais tradicional buscador da companhia continuaria a ser oferecido gratuitamente.
À Reuters, a companhia afirma não estar “trabalhando ou considerando oferecer uma experiência de busca livre de anúncios”.
Os anúncios, por sua vez, continuariam a ser veiculados na plataforma, independente do usuário optar por uma experiência premium ou não.
Desta forma, o objetivo é continuar construindo novas capacidades premium para aprimorar as assinaturas da marca.
A mudança seria uma resposta tardia da big tech à Microsoft que, no início do ano passado, lançou uma nova versão do Bing, seu sistema de buscas, integrada pelo GPT-4 da OpenAI, uma versão mais rápida do famoso ChatGPT.