DOCUMENTO

Governo usa blockchain em nova Carteira de Identidade

Solução foi desenvolvida pelo Serpro e será adotada por todos os OICs do país.

26 de setembro de 2023 - 15:53
A solução, batizada de b-Cadastros, será adotada e operada por todos os Órgãos de Identificação Civil (OICs)  (Foto: Serpro)

A solução, batizada de b-Cadastros, será adotada e operada por todos os Órgãos de Identificação Civil (OICs) (Foto: Serpro)

O Governo Federal implantou na última segunda-feira, 25, uma solução blockchain desenvolvida pelo Serpro para aumentar a segurança da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

A solução, batizada de b-Cadastros, será adotada e operada por todos os Órgãos de Identificação Civil (OICs) para operações de consulta, inscrição e alteração de CPFs e CINs.

A tecnologia faz parte da nova versão do Cadastro Compartilhado da Receita Federal, que proporciona o compartilhamento seguro de dados entre a Receita Federal do Brasil (RFB) e os OICs.

Inicialmente, a implantação começa pelos estados do Goiás, Paraná e Rio de Janeiro. Nas próximas seis semanas, os demais estados passarão a utilizar a plataforma. 

A partir de 6 de novembro, todos os órgãos expedidores são obrigados a adotar os padrões novos da Carteira de Identidade (CIN). 

Alexandre Amorim, presidente do Serpro, afirma que as aplicações que utilizam blockchain contam com vantagens como a imutabilidade dos dados, pois é "praticamente impossível alterar ou falsificar os dados registrados em uma rede blockchain". 

Segundo o executivo, a tecnologia também oferece a vantagem de descentralização, reduzindo a vulnerabilidade a ataques cibernéticos, e mais transparência, já que permite rastrear todas as transações e atividades realizadas na rede.

“A tecnologia blockchain desempenha um papel fundamental na proteção dos dados pessoais e na prevenção de fraudes, proporcionando uma experiência digital mais segura para os cidadãos brasileiros”, declara Amorim.