APORTES

Grupo ND cria braço de investimento

Empresa catarinense de mídia tem R$ 80 milhões para investir em cinco anos.

29 de julho de 2024 - 17:14
Jean Oliveira, CEO da Moni Capital - Foto: Divulgação

Jean Oliveira, CEO da Moni Capital - Foto: Divulgação

O Grupo ND, empresa catarinense de mídia multiplataforma, anunciou a criação da Moni Capital, um braço de investimentos com R$ 80 milhões para investir ao longo de cinco anos.

Os aportes devem incluir a oferta de capital com recursos próprios e mídia em troca de equity, sempre em participação minoritária nos negócios.

“Este novo braço surge com a missão de estruturar e acelerar iniciativas inovadoras dentro do conglomerado. Sentimos a necessidade de conectar ainda mais o grupo ao ambiente de inovação e tecnologia, além de explorar outras oportunidades,” explica Marcello Corrêa Petrelli, presidente do Grupo ND.

A Moni Capital também deve oferecer às investidas o chamado smart money, que inclui benefícios como compartilhamento de conhecimento, networking, mentoria e recursos adicionais, como suporte técnico e apoio em marketing.

Segundo o site SC Inova, o foco é em empresas com potencial de escala, sejam startups ou negócios tradicionais, B2C ou B2B2C, cujos clientes têm como público grandes audiências de massa e buscam aumentar o market share na região Sul. 

As empresas podem estar na fase de produto mínimo viável (MVP, na sigla em inglês) ou já estar faturando.

“O Sul do Brasil é uma porta de expansão para muitos negócios que já atingiram seu limite no eixo Rio-SP e pretendem ampliar sua participação e market share nesta região do país”, observa Jean Felipe de Oliveira, Co-CEO da Moni Capital.

Oliveira é diretor de digital e inovação do ND Mais, portal de notícias do grupo, e divide o comando da gestora de capital com Ivan da Silva, atual gerente de tecnologia e inovação do ND Mais. Gilberto Kleinübing, diretor de operações do ND Mais, atua como board member.

Atualmente, o Grupo ND é composto por seis emissoras no estado de Santa Catarina e atinge mais de 3 milhões de pessoas mensalmente. O conglomerado também acessa o Rio Grande do Sul via Record e o Paraná através do grupo RIC e suas afiliadas, pertencentes ao mesmo conglomerado.

Duas empresas que já estão no portfólio de investimentos do Grupo ND agora serão acompanhadas pela Moni Capital. Uma delas é a Sinergy Novas Mídias, companhia gaúcha de Out of Home com atuação no mercado de publicidade. A segunda empresa não foi divulgada. 

O Grupo ND é composto por NDTV Record, Record News SC, Portal ND Mais, Jornal ND, ND FM Joinville, JP Chapecó, ND Sinergy e diversas revistas. Mais de 18 milhões de usuários únicos acessam mensalmente o portal ND Mais, um dos mais populares do estado.