RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

Grupo Renac aprimora processos com SAS

Empresa de recuperação de crédito reduziu em cerca de 15% os custos em seus processos internos com soluções do SAS.

05 de janeiro de 2015 - 12:28
Renac reduziu custos internos com SAS. Foto: divulgação.

Renac reduziu custos internos com SAS. Foto: divulgação.

O Grupo Renac, companhia brasileira especializada em recuperação de crédito reduziu em cerca de 15% os custos em seus processos internos com a adoção de soluções de controladoria, control desk e Manegement Information System (MIS) do SAS.

A companhia implantou no final de 2013 as ferramentas SAS Visual Analytics e SAS Office Analytics como forma de centralizar o seu monitoramento de operações voltadas para a quitação de dívidas, tornado-as mais ágeis e eficientes.

Segundo Alexandre Hernandes, diretor do Grupo Renac, a empresa sofria com lentidão no processamento e tratamento de informações por conta do alto tráfego de dados, o que fez necessária a adoção de novas ferramentas para aumentar a assertividade na tomada de decisões.

"Os resultados gerenciais na área de Controladoria que levavam quatro dias para serem produzidos, já são disponibilizados em 15 minutos com o uso do SAS Visual Analytics", explica o executivo.

De acordo com Hernandes, as áreas de Control Desk e MIS do Grupo Renac foram beneficiadas pela adoção do SAS Office Analytics.

"Contamos com cerca de 1.800 profissionais e não conseguíamos remodelar essas áreas anteriormente,já que se algum profissional deixasse a empresa levava o conhecimento adquirido", completa o diretor.

Depois destas implantações, o próximo passo do grupo é utilizar o SAS Enterprise Mineraté o final do próximo ano. O objetivo será analisar o grande volume de dados das carteiras de crédito e, dessa forma, tomar decisões estratégicas para cada cliente.

Fundada em 1998, o grupo Renac atende algumas das maiores instituições financeiras do país, trabalhando na recuperação financeira de clientes em débito. Entre os clientes da empresa estão Bradesco, Caixa, Citibank, Santander, Finasa, entre outros.

No Brasil desde 1996, o SAS Brasil conta com 200 clientes, escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, cerca de 170 colaboradores e atua em diferentes setores como finanças, telecomunicações, varejo, energia, governo, manufatura e educação.