COOPERATIVA

Ailos gere apps e APIs com F5

Instituição registrou redução de 75% no tempo gasto com a gestão de seus ambientes.

01 de abril de 2024 - 08:51
Principal objetivo era apoiar de forma segura o crescimento da instituição (Foto: Divulgação)

Principal objetivo era apoiar de forma segura o crescimento da instituição (Foto: Divulgação)

O Sistema Ailos, organização catarinense que reúne 13 cooperativas de crédito, adotou a solução Distributed Cloud Services, da F5, provedora de soluções de segurança cibernética, para acelerar e proteger o processo de desenvolvimento de aplicações e APIs.

O principal objetivo era apoiar de forma segura o crescimento da instituição e defender essas ferramentas rodando em ambiente multinuvem, identificando e bloqueando de forma automática aquelas que fossem maliciosas.

Para Sidnei Fernando da Silveira, CISO da Central Ailos, merece destaque o fato de que o F5 Distributed Cloud Services é uma solução integrada, com baixa complexidade de administração. 

A partir do dashboard principal, é possível, conforme a demanda, realizar análises granulares do que se passa no ambiente do Sistema Ailos.

Atualmente, o core bancário do Ailos, uma aplicação monolítica que ainda está em operação, rodando em data centers on-premises, convive com aplicações modernas rodando nas nuvens AWS e Azure. 

Outra nuvem utilizada pela instituição é a MuleSoft, dedicada à publicação das APIs do Ailos. 

Nesse cenário, os clientes acessam essas aplicações e serviços por meio da página do Sistema Ailos na web e do app da instituição. 

Outra área estratégica eram os processos de desenvolvimento, publicação e consumo de aplicações e APIs. 

O fato de o Ailos depender de web pages e apps para o suporte de suas transações financeiras fez com que o desenvolvimento de software se tornasse o centro dos negócios da instituição.  

Desse modo, a automação trazida pelo F5 Distributed Cloud Services garante que os desenvolvedores terão acesso somente a componentes de software checados, verificados e autorizados para uso na esteira de desenvolvimento da instituição, com a ajuda do Distributed Cloud API Security. 

Esta última solução permite identificar automaticamente endpoints mapeados nas aplicações, fazendo listas de autorização ou negação para conexões desejadas e indesejadas.

As ferramentas implementadas rodam na rede global da F5, que garante um suporte contínuo ao processamento do Sistema Ailos em nuvens públicas. 

Já na nuvem privada, a instituição optou por implementar o pacote de software F5 Customer Edge para suportar as aplicações on-premises.

Os processos de gerenciamento de ciclo de vida dessas instâncias são monitorados a partir de um console central de Software as a Service (SaaS). 

Esse modelo prevê uma abordagem híbrida e multinuvem que protege e fortalece a performance de todo o catálogo de aplicações e APIs do Sistema Ailos.

Hoje, 200 aplicações e milhares de APIs Ailos são protegidas com ajuda de recursos de inteligência artificial, machine learning e análise comportamental da F5.

Com a adoção das soluções da provedora, houve uma redução de 75% no tempo gasto com a gestão dos vários ambientes da instituição. 

“Antes da implementação do F5 Distributed Cloud Services, tínhamos de operar quatro diferentes plataformas e, posteriormente, realizar ações manuais para correlacionar os dados gerados por cada dashboard de forma a ter uma visão holística do ambiente”, analisa Daniel Devegili, analista de segurança da informação do Ailos.

A partir do projeto, também passou a ser possível atuar de forma preditiva para identificar ameaças contra as APIs.

Além disso, houve um ganho de 120% na velocidade dos processos de publicação de aplicações e APIs.

“O time de cybersecurança Ailos conquistou 100% de visibilidade sobre as APIs. Agora a companhia avançou da visibilidade para a observabilidade, em que dados oriundos de várias plataformas são cruzados no F5 Distributed Cloud Services, gerando um diagnóstico preciso e granular do que se passa com as APIs da organização”, observa Devegili.

Estabelecido há 20 anos como Sistema de Cooperativas no estado de Santa Catarina, o Ailos atende 1,6 milhão de cooperados em todo o país, e conta com ativos de R$ 21 bilhões e operações de crédito na faixa de R$14,6 bilhões. A meta é, até 2025, atingir a marca de 2 milhões de cooperados.

Com atuação nos três estados da região Sul, o sistema possui cerca de 4 mil colaboradores. Dentre as cooperativas que o compõem, estão Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.

Criada em 1996, a F5 Networks está listada na Nasdaq, tem sede em Washington, nos Estados Unidos, e conta com 85 escritórios em 43 países.