
Craig Federighi, executivo da Apple, apresenta o iOS 9.
O iOS 9, novo sistema operacional móvel da Applo, irá funcionar de forma mais eficiente em iPhones e iPads mais antigos.
Na atualização anterior, feita no ano passado, houve reclamações de usuários, pois o download do iOS 8 deixou os telefones anteriores ao iPhone 5 lentos e sem espaço de armazenamento.
"Vamos apoiar todos os dispositivos mais velhos", disse Craig Federighi, executivo da Apple, segundo o USA Today.
Para que todos consigam utilizar o iOS 9, a Apple reduziu a quantidade de espaço necessário para o download de 4,6 para 1,3 GB.
A atualização anterior - iOS 7 - foi aceita por 78% dos usuários de iPhones e iPads em apenas três meses. Com o iOS 8, a empresa levou 9 meses para alcançar 82% dos usuários.
Entre as novidades do iOS 9 estão um modo de economiza bateria, em que o aparelho funciona com baixa energia. Além disso, a Siri, assistente pessoal por voz, estará mais integrada aos demais recursos do sistema. Ela não apenas responderá solicitações, mas também fará sugestões.
Para iPads, a empresa introduziu um modo de tela dividida que permite que vários aplicativos sejam executados lado a lado.
O iOS 9 será liberado em setembro para celulares a partir do iPhone 4S e tablets a partir do iPad 2.