CONEXÃO

Itaipu busca startups de 5G

De acordo com a usina, é o maior programa do país focado na tecnologia.

14 de setembro de 2023 - 11:45
Lançamento do programa aconteceu na última quarta-feira, 13. Foto: Divulgação/PTI

Lançamento do programa aconteceu na última quarta-feira, 13. Foto: Divulgação/PTI

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em parceria com a Itaipu Binacional, lançou um programa de inovação aberta em 5G na última quarta-feira, 13.

De acordo com os organizadores, o Itaipu Let5Go Startups é o maior programa de aceleração para startups com aplicações voltadas para o 5G no em curso no país.

Cada selecionada terá recursos de até R$ 300 mil por projeto.

Para participar, as startups precisam desenvolver soluções que atendam às temáticas dos desafios propostos, que abrangem: energia, sustentabilidade e distribuição; logística para infraestruturas críticas; Indústria 4.0 para novos modelos de negócios; e meio ambiente, recursos hídricos e fauna e flora.

As startups terão acesso a toda infraestrutura do Parque para testar, validar e desenvolver suas tecnologias com apoio de mentorias técnicas e de negócios, conduzidas pela metodologia Santos Dumont de incubação e aceleração do PTI.

Por meio do laboratório PTI 5GLab, instalado no Parque, será possível acessar a rede privativa de 5G para desenvolvimento das provas de conceito (PoCs), além de realizar pesquisas e estudos em temas como internet das coisas (IoT), realidade virtual e aumentada, conectividade de alta velocidade, segurança e privacidade. 

Para Eduardo de Miranda, diretor de negócios e empreendedorismo do PTI, o lançamento do programa representa um marco significativo para a inovação aberta no Brasil. 

“Queremos ser a ponte que irá acelerar o crescimento dessas startups, impulsionando o desenvolvimento de novos modelos de negócios que irão transformar o mercado e impactar positivamente a sociedade”, afirma Miranda. 

Segundo Iggor Gomes Rocha, diretor administrativo da Itaipu Binacional, além de acelerar o desenvolvimento tecnológico, o programa também visa criar um ambiente propício para a colaboração entre startups e empresas estabelecidas. 

“É uma iniciativa que vai conectar startups com empresas consolidadas em busca de soluções inovadoras para os desafios de seus negócios. O Itaipu Let5Go Startups irá fomentar a inovação e a competitividade do Brasil no cenário global”, declara Rocha. 

Para participar, as startups devem se inscrever no site do programa até 15 de novembro. 

Instalado em uma área de 75,54 hectares, o PTI foi fundado em 2003 e é um espaço que reúne centros e laboratórios de pesquisa, instituições de ensino e empresas. 

Em 2022, o faturamento das 76 empresas incubadas bateu em R$ 112 milhões. O parque está em expansão: em 2019, só 16 negócios estavam instalados no local.

Fundada em 1974, a Itaipu Binacional conta com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada. Desde sua criação, já produziu 2,9 bilhões de megawatts por hora.

Em 2022, a usina foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai.