
César Monteiro, diretor da paulista IT Partners, é o novo presidente do itSMF Brasil
O itSMF Brasil, capítulo brasileiro do fórum mundial de profissionais de gestão de serviços de TI, que chegou a ser dado como morto no meio de informática, vai voltar a rodar e deve realizar um evento de reapresentação ao mercado em março de 2011.
É o que garante César Monteiro, diretor da paulista IT Partners, eleito novo presidente da instituição em assembleia realizada na quarta-feira, 22.
“Queremos voltar a exercer o papel que a entidade deve ter. Para isso, é preciso voltar a oferecer algo à comunidade, pouco a pouco”, acredita Monteir, destacando que os primeiros passos são colocar o site de volta no ar e alguém para cuidar do contato com os associados.
No seu auge, o itSMF Brasil chegou a ter 700 sócios em todo o Brasil. A entidade organizou cinco eventos nacionais entre 2003 e 2008. Depois disso, a entidade saiu de cena, o evento de 2009 não foi organizado e o site já está fora do ar 16 meses.
Em julho de 2009, o então presidente da entidade, Sérgio Rubinato, concedeu uma entrevista ao site Computerworld, e atribui a situação aos efeitos da crise econômica. “Ficou complicado manter as pessoas que compõe a diretoria engajadas”, admitiu Rubinato.
Monteiro destaca que as contas do itSMF Brasil foram aprovadas e que antes de assumir a nova gestão já trabalhava em uma “agenda positiva”.
“Hoje temos 40 mil certificados ITIL no Brasil”, comenta o empresário, para quem a atuação da entidade deve ajudar a subir o nível dos certificados. “A imensa maioria fica no Foundations. O número de masters não chega a 400”, avalia Monteiro, destacando que nos Estados Unidos a proporção de profissionais no nível máximo fica em torno de 10%.
O diretor da IT Partners, afirma que já iniciou contatos com consultorias de Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre e Recife para constituir uma rede de capítulos regionais. “Muitas vezes são nesses capítulos que os profissionais tem as experiências mais interessantes”, acredita Monteiro. “O Rio Grande do Sul sempre foi um dos mais atuantes”, completa.
Além dos capítulos regionais, Monteiro diz que já iniciou conversas com grandes players fornecedores de soluções para ITSM. “Pelo menos dois dos cinco maiores já sinalizaram interesse em apoiar os eventos”, revela o executivo, sem dar nomes.
Finalmente, o novo presidente do itSMF Brasil se diz disposto a fazer uma aproximação maior com a HDI Brasil, a outra grande entidade internacional de gestão de serviços de TI presentes no país.
Nesta semana, os capítulos americanos das entidades anunciaram a promoção conjunta dos próximos dois eventos anuais.
“É algo que pode ser conversado, uma vez que nós recuperamos nossa força”, analisa Monteiro, destacando que ambas entidades – assim como a Isaca – atuam em um campo comum e que ele mesmo participou como palestrante dos últimos três eventos do HDI.