AGRO

Juparanã adota S/4 Hana com Delaware

Projeto está em fase de implementação e tem go live previsto para 2026.

03 de setembro de 2025 - 19:36
Thiago Coltre, gerente geral da Juparanã. Foto: divulgação.

Thiago Coltre, gerente geral da Juparanã. Foto: divulgação.

A Juparanã, produtora e exportadora de grãos com sede no Pará, está implantando o S/4 Hana, a última versão do software da SAP rodando na nuvem, com a Delaware Brasil, uma das grandes parceiras da multinacional alemã no país.

Atualmente, a empresa está em processo de expansão e verticalização das operações, com a construção de uma fábrica especializada no esmagamento de soja, voltada à fabricação de farelo e biodiesel.

Tendo em vista essa demanda, surgiu a necessidade de profissionalizar as operações que, até então, eram administradas por soluções internas.

“O sistema que utilizamos atualmente nos supre em toda a parte da comercialização de grãos. No entanto, considerando que iremos expandir nossas operações com a esmagadora, precisávamos de um software robusto que nos permitisse eliminar o uso de planilhas, centralizando as informações em um único local e garantindo compliance e confiança dos dados”, explica Thiago Coltre, gerente geral da Juparanã.

Segundo Anderson Sampaio, gerente de tecnologia da Juparanã, a escolha pelo SAP S/4 Hana veio justamente ao encontro dessa necessidade. 

“Apurar dados em um só local é um grande desafio. Nesse sentido, a solução da SAP vem para nos dar apoio, permitindo obter informações de forma ágil, além de fornecer todo o suporte e a gestão dos processos com efetividade”, pontua Sampaio.

Após a escolha da solução, a companhia iniciou a busca pela consultoria que seria responsável pelo projeto. 

“Escolher um parceiro foi uma tarefa árdua, considerando que a linguagem do agro é específica e, por isso, é necessário contar com uma equipe que detenha conhecimento dessas particularidades. Porém, desde o início, a Delaware mostrou toda a sua expertise e domínio do setor, o que nos deu confiança para seguirmos com o projeto”, enfatiza Coltre.

Agora, o projeto está em fase de implementação e tem go live previsto para 2026. A solução será integrada a sistemas satélites, que envolvem as áreas de RH, gestão de contratos e gestão agrícola. 

Considerando que a conclusão ocorrerá no primeiro ano de transição da Reforma Tributária, o ERP já contará com o atendimento de todas as obrigações fiscais em sua totalidade.

Com o software, a expectativa da empresa é reduzir processos, promover maior automação, obter confiabilidade dos dados e criar oportunidades.

“Subestimamos o quão desafiador é um projeto de implementação, mas estamos confiantes nos resultados. Para isso, iremos intensificar o treinamento da equipe a fim de assegurar que os colaboradores estejam adaptados e preparados para obter, na prática, os benefícios da solução”, finaliza Sampaio.

Presente há 24 anos no mercado, a Juparanã iniciou suas operações com foco na produção de grãos, vendas de insumos e prestação de serviços ao agricultor. 

Com o passar do tempo, a empresa cresceu e, hoje, atua em toda a cadeia: produção, beneficiamento, comercialização, logística, armazenagem e, agora, o esmagamento. 

Com um time de aproximadamente 700 colaboradores, a companhia está presente nos estados do Pará e Maranhão, com cinco unidades de negócios dedicadas à produção, tecnologia e apoio ao produtor rural. 

A Delaware conta com 20 anos de experiência em implementações SAP em diversos setores. Com presença em mais de 20 países e sede na Bélgica, a empresa soma mais de 5 mil profissionais.

Entre seus clientes, estão nomes como Cimed, Assaí Atacadista, MRS Logística e BR Mania.