JORNADA

Klabin começa migração para o S/4

Gigante do papel está nos primeiros passos de uma grande migração de ERP.

21 de março de 2023 - 07:27
Vem um grande projeto por aí. Foto: Depositphotos.

Vem um grande projeto por aí. Foto: Depositphotos.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, planeja migrar o seu sistema de gestão da SAP para o S/4, a última versão do ERP da multinacional alemã. 

A informação faz parte da última divulgação de resultados da SAP no Brasil.

A reportagem do Baguete procurou a Klabin, que disse que ainda está na “fase inicial” do projeto, o que no jargão se chama “discover”. 

A Deloitte foi contratada para ajudar o “modelo de implementação” que seguirá, bem como a “arquitetura de tecnologia” escolhida (provavelmente, aqui está incluído quem será o parceiro SAP no projeto, que promete ser enorme).

A Klabin revela também que criou um laboratório em parceria com a SAP, visando desenvolver programas de formação para os times internos.

Essa iniciativa do laboratório se dá dentro do programa Rise with SAP, lançada pela multinacional alemã em 2021 para acelerar a migração dos clientes para o S/4 rodando na nuvem.

Mais detalhes, a Klabin ainda não quer abrir. 

O principal desafio no projeto da Klabin deve ser o upgrade do sistema, porque a companhia já roda o ERP na nuvem.

Entre novembro de 2020 e março de 2021, a T-Systems entregou um projeto de migração para a nuvem Azure, da Microsoft.

Um complicador é que a Klabin é uma cliente de longa data da SAP (uma das primeiras menções em uma busca do Google é de 2002), e ao longo do ano desenvolveu diversos sistemas customizados em cima do ERP.

A Klabin tem algum tempo para fazer a migração até o fim do suporte regular da SAP para o ECC, previsto para 2027.

Na sua última divulgação trimestral de resultados, a SAP destacou que grandes empresas como BRK, Raia Drogasil, BP Bunge Bioenergia e Amaggi, também estavam embarcando no Rise with SAP. 

É preciso olhar o anúncio das adesões com certa cautela, no entanto, porque ter o nome na lista não significa que o cliente tenha um projeto com consultoria contratada e data marcada para começar. 

Alguns dos clientes fecham a compra das licenças com a SAP dentro do programa, demorando mais algum tempo para escolher o implementador e colocar o projeto em prática.