INDÚSTRIA DE PAPEL

Klabin usa analytics SAS

13 de janeiro de 2015 - 15:11
Klabin adota solução do SAS. Foto: divulgação.

Klabin adota solução do SAS. Foto: divulgação.

A Klabin, produtora nacional de papel, investiu na adoção de soluções do SAS para aprimorar seus processos de inventário e pesquisa florestal, com disponibilização de informações quantitativas e qualitativas de árvores plantadas e colhidas.

Com este objetivo, a companhia implementou em 2014 o SAS Analytics Pro, solução de análise estatística e elaboração de relatórios. Com a plataforma, a empresa passou a verificar com rapidez informações ligadas a coleta de campo - altura, diâmetro, bifurcação e outras características que precisam ser monitoradas nas árvores.

Segundo o especialista do setor de mensuração florestal da Klabin, Luiz Gastão Bernett, o processamento das informações antes do uso do sistema SAS era um procedimento muito demorado. Hoje, os resultados são disponibilizados em menos de cinco minutos.

“Com a adesão das ferramentas do SAS, evoluímos de um processo mais mecanizado para uma análise avançada de dados em tempo real. Ao mesmo tempo, quebramos o paradigma entre os funcionários que acreditavam que esse tipo ferramenta servia apenas para os especialistas em programação”, conta.

Para o executivo, o diferencial com a nova solução foi a maior aderência com os analistas da companhia, que aprovaram a abordagem visual das informações que o Analytics Pro fornecia.

"Constatamos que os usuários da nossa empresa começaram a gostar das ferramentas, tanto os que já tinham maior familiaridade com números quanto os colaboradores que preferiam imagens ilustrativas”, explica Bernett.

Fundada em 1899, a Klabin produz papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. A empresa possui atualmente 14 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.