
Foad Shaikhzadehm, CEO da Lightera (Foto: LinkedIn)
A Lightera Latam, nova marca que unificou as operações de fibra óptica da Furukawa Electric na América Latina, captou R$ 117,2 milhões junto ao BNDES.
O aporte prevê o desenvolvimento de novos produtos e a atualização de soluções nas áreas de software, equipamentos, cabos e conectividade.
O projeto abrange ainda a aquisição de máquinas e equipamentos, ferramentas e materiais de consumo e protótipos.
Uma das prioridades será o aprimoramento de soluções ópticas integradas para o mercado de data centers, incluindo cabos com altíssima densidade e conectividade de ultra alta densidade.
Também serão contempladas soluções de rede óptica passiva para os mercados corporativo e residencial, sistemas de gestão e monitoramento de redes de comunicação e, por fim, soluções para a internet das coisas (IoT) e machine learning (ML), com destaque para sistemas de sensoriamento.
Lançada neste ano, a Lightera integra o grupo japonês Furukawa Electric, uma das principais referências globais em tecnologia e inovação no setor de comunicações ópticas.
Com mais de um século de história, o grupo possui sólida presença internacional e ampla capacidade tecnológica, sendo reconhecido por suas soluções de conectividade de alto desempenho.
A Lightera, por sua vez, possui sede operacional nos Estados Unidos e conta com uma unidade no Brasil, responsável pelas operações na América Latina, Europa, Oriente Médio e África.
A empresa atende a uma variedade de setores, incluindo telecomunicações, mercado corporativo e industrial, além de áreas de tecnologia avançada como data centers, redes 5G/6G, inteligência artificial generativa e sistemas de sensoriamento.