ECOSSISTEMAS

Manifesto quer RJ no “epicentro da inovação”

Universidades, centros de pesquisa, empresas e governo lançam manifesto.

30 de agosto de 2024 - 09:33
Manifesto quer o RJ no centro da açao. Foto: Tatiana Azzi (NCS/CBPF)

Manifesto quer o RJ no centro da açao. Foto: Tatiana Azzi (NCS/CBPF)

Representantes de universidades, centros de pesquisa, empresas e governo carioca lançaram um manifesto com a meta de colocar o Rio de Janeiro como o “epicentro da inovação” do Brasil.

O texto, intitulado “Rio, Capital da Tecnologia e Inovação Brasileira”, foi lançado durante o Rio Innovation Week, um dos eventos da agitada agenda de encontros de tecnologia na capital carioca, encerrado no dia 16 de agosto. 

Conhecido pela sigla RIW, o evento atraiu 2,5 mil startups e 150 mil visitantes para uma programação com 28 palcos simultâneos. 

O manifesto, no entanto, passou relativamente batido, sendo coberto por alguns veículos de comunicação cariocas e pouco mais. 

Talvez isso tenha a ver com o fato do manifesto não falar em termos práticos do que os  participantes pretendem fazer ou demandar para concretizar a meta, nem constituir um ente separado que articule o plano daqui para frente.

Mesmo assim, o manifesto é notável pelo calibre dos 16 signatários, que incluem representantes da nata dos centros de pesquisa do Rio, como Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Parque Tecnológico UFRJ e IBM Research; grandes instituições de ensino como PUC Rio e IBME, além de fundos como o FCJ Group e MSW Capital, entre outros. 

Segundo o manifesto, o Rio de Janeiro abriga 69 instituições de ensino superior e mais de 700 startups, o que o torna hoje um “importante polo de inovação no Brasil”.

“Nosso compromisso é investir na formação de uma nova geração de inovadores, conectando academia, empresas, escolas, fundos de investimento e governo para criar um ambiente propício à criatividade e ao empreendedorismo”, aponta o manifesto.