.png?w=730)
No Brasil, a Mercedes-Benz produz caminhões e ônibus (Foto: Depositphotos)
A Mercedes-Benz contratou a LabRetail, empresa voltada para a criação de projetos de soluções tecnológicas para a indústria automotiva, para desenvolver um dispositivo de solicitação para a reposição de estoque de peças e materiais em sua linha de produção.
O projeto contou com a integradora T-Systems, que fez toda a interface de integração entre os dispositivos desenvolvidos pela LabRetail e os sistemas internos da Mercedes, além da gestão do projeto como um todo.
Segundo Sérgio Silvestre, sócio-fundador e CEO da LabRetail, a ferramenta se trata de uma caixa com dois botões metálicos para o acionamento por parte dos funcionários.
"É um dispositivo simples, compacto e com capacidade de enviar e receber dados via comunicação wireless. Após o pressionamento, o dispositivo se comunica com os sistemas internos e retorna com um sinal visual colorido para o funcionário. Vermelho significa sem peças no estoque, o verde corresponde a peça em estoque e amarelo, em análise", explica Silvestre.
Na prática, a ideia da solução é viabilizar a redução dos estoques de peças e insumos, uma vez que os materiais só serão solicitados quando necessário, evitando o desperdício de matéria-prima.
A novidade, já homologada pela Mercedes-Benz na Alemanha e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), garantiu um aumento de 20% em eficiência na linha de produção de caminhões da Mercedes, além de redução de mais de 15% no estoque de peças.
Agora, o produto vem sendo preparado para ser implementado em outras fábricas, tanto no Brasil como no exterior.
No Brasil, a Mercedes-Benz produz caminhões e ônibus com unidades em São Bernardo do Campo e Campinas, além de ter campo de provas de veículos comerciais em Iracemápolis, em São Paulo, e Juiz de Fora, em Minas Gerais.
Com mais de 10 mil funcionários locais, os veículos produzidos no Brasil são exportados para cerca de 50 países.
A LabRetail surgiu em janeiro de 2017 e tem sede em São Paulo. Atualmente com cinco funcionários, a empresa é voltada para a criação de projetos de soluções tecnológicas para o varejo e para a indústria automotiva.
No seu portfólio, estão clientes como Ambev, Intel, T-Systems e Laudromat.
Já a T-Systems está presente no mercado desde os anos 2000 e hoje conta com escritórios em mais de 20 países, onde mais de 27 mil colaboradores trabalham. Em 2022, a empresa registrou vendas anuais de cerca de € 4 bilhões.