
Gonzalo Fernández Castro, CEO e fundador da Obvious. Foto: divulgação.
Gonzalo Fernández Castro, ex-head do Partners Group para a América Latina, anunciou a criação da Obvious Fibra, uma operadora de internet banda larga de fibra óptica com a meta de ser o “Nubank” das telecomunicações, operando sem lojas físicas.
A empresa vai utilizar, inicialmente, a rede da V.tal, que chega a 98% do território nacional, com mais de 16 milhões de casas passadas com fibra.
Serra, cidade do Espírito Santo, foi a primeira a receber o serviço, seguida por outros municípios do estado. Agora, a Obvious Fibra já está presente em 147 cidades de 23 estados e do Distrito Federal. As exceções são São Paulo, Alagoas e Paraíba.
Segundo a companhia, as escolhas das localidades foram baseadas em estudos analíticos, com algoritmos que levantaram carência de serviços semelhantes disponíveis para a população, perfil de qualidade dos serviços da região, entre outras variáveis.
Atualmente, a empresa tem a capacidade de atingir mais de 12 milhões de casas com fibra óptica na porta.
Ainda em 2022, a meta da nova operadora é estar presente em todo o país e, nos próximos cinco anos, atender 4 milhões de assinantes e ser a “marca de conectividade digital mais desejada”. Para isso, planeja investir R$ 3 bilhões no período.
Até agora, US$ 10 milhões já foram levantados em rodada seed junto a investidores do Vale do Silício, Brasil e Europa, principalmente da Suíça — que não tiveram os nomes divulgados.
O CEO Gonzalo Fernández Castro é um investidor e empresário com 30 anos de carreira. Hoje, é advisory partner da Partners Group, gestora suíça da qual faz parte desde 2012.
Nos últimos anos, também foi investidor e membro do conselho da Centauro, dono da Hortifruti (vendida para a Americanas) e presidente do conselho da Enova Foods.
No time, também estão os executivos Alessandro Jorge (COO e partner), Rodolfo Macarrein (chairman, VP de estratégia e partner), Rogério Carvalho (CTO), Pedro-Otavio Mendes (CFO), Felipe Jorge (CMO), Adriano Paiva (head de operações, atendimento e customer experience) e Manoel Campos (head de vendas).
“O setor de telecomunicações, junto com o de serviços financeiros, é o que tem a maior quantidade de usuários insatisfeitos. Por isso, queremos ser a primeira teltech do Brasil, que entrega o óbvio que ninguém oferece até este momento: internet veloz, acessível e de alta qualidade, com um preço transparente e justo, além de um serviço impecável ao cliente”, destaca Castro.
Para o lançamento, a marca oferece o plano de 500 Mega por R$ 89,90 ao mês, incluindo internet de fibra óptica, roteador wi-fi e 12 meses de benefícios. A operadora também inclui no pacote um clube de descontos de até 60% em diferentes lojas on-line e um streaming de TV.
Inicialmente chamada de InfraCo, a V.tal foi a primeira empresa no país a lançar o modelo de rede neutra de fibra óptica fim a fim e cresce a uma velocidade de aproximadamente 500 mil novos domicílios por mês.
Detentora da maior infraestrutura do país, hoje a companhia tem cerca de 400 mil km de fibra óptica, chegando a 2,3 mil cidades. Até 2025, o plano é chegar a 32 milhões de casas passadas disponíveis para contratação em todos os estados.