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Mobilidade é desafio para o governo

Apenas 4% das prefeituras brasileiras ofereceram aplicativos para dispositivos móveis.

29 de abril de 2016 - 10:40
Apenas 4% das prefeituras brasileiras ofereceram aplicativos para dispositivos móveis. Foto: Divulgação.

Apenas 4% das prefeituras brasileiras ofereceram aplicativos para dispositivos móveis. Foto: Divulgação.

A segunda edição da pesquisa TIC Governo Eletrônico revela que apenas 21% dos órgãos públicos federais e estaduais e 4% das prefeituras brasileiras oferecem aplicativos para dispositivos móveis.

O estudo foi lançado na quinta-feira, 28, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Realizada entre julho e outubro de 2015, a pesquisa investiga o uso das tecnologias de informação e comunicação em dois perfis de organizações: órgãos públicos federais e estaduais de todos os poderes e também nas prefeituras.

Entre os aspectos analisados estão a infraestrutura e ferramentas de gestão de TI nas organizações públicas, a presença na internet por meio de websites e redes sociais, a disponibilização para a sociedade de serviços públicos, informações e mecanismos de interação on-line pelos órgãos pesquisados, entre outros indicadores.

Em 2015 foram entrevistadas 996 prefeituras e 620 órgãos públicos federais e estaduais. 

Dentre os recursos medidos pela pesquisa, o mais citado pelas prefeituras brasileiras foi a existência de website adaptado para dispositivos móveis (24%), seguido de transações e pagamentos (8%), envio de SMS para o cidadão (7%), recebimento de SMS enviado pelo cidadão (7%), aplicativos criados por empresas ou cidadãos a partir de dados disponibilizados pela prefeitura (6%) e aplicativos criados pela prefeitura (4%).

Metade dos órgãos públicos federais e 42% dos estaduais disponibilizaram websites adaptados para dispositivos móveis. Aplicativos criados pelo órgão público foram citados por 33% dos órgãos federais e 20% dos estaduais, sendo o judiciário (39%) e o legislativo (34%) os poderes que mais citaram esse tipo de iniciativa. 

Outros tópicos investigados pela pesquisa foram menos citados: aplicativos criados por empresas ou cidadãos a partir de dados disponibilizados pelo órgão público (19% dos federais e 11% dos estaduais) e envio de SMS para o cidadão (11% dos federais e 10% dos estaduais).

Os resultados indicam que o uso das tecnologias móveis para a oferta de serviços e informações à sociedade ainda é um desafio para o setor público. 

“No Brasil, 81,5 milhões de pessoas utilizam a internet pelo celular e 84% delas acessam a rede diariamente por estes dispositivos. Apesar disso, as organizações públicas no país ainda não oferecem muitos recursos para dispositivos móveis. A ampliação desse tipo de iniciativa pode facilitar o acesso a informações e serviços públicos pelos cidadãos”, considera Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

No que diz respeito à presença na internet, a pesquisa mostra as disparidades por região do país. A proporção de prefeituras que possuem website é praticamente universalizada nas regiões sul (99%), centro-oeste (98%) e sudeste (92%), enquanto a proporção é menor na região norte (78%) e nordeste (76%). Já o indicador que mede a presença das prefeituras nas redes sociais apresenta resultados menos discrepantes. A existência de perfil ou conta própria em redes sociais foi citada por 67% das prefeituras do norte, 66% dos municípios do nordeste, sul e ventro-oeste, e 64% do sudeste.

Entre as esferas de governo, o executivo (91%) apresentou o menor percentual de presença na internet por meio de um website. A pesquisa mostra que 92% dos órgãos públicos federais e 74% dos estaduais possuem perfil ou conta própria em redes sociais. No judiciário, 99% dos órgãos possuem website e 94% perfil em alguma rede social on-line.