ON-LINE

Moinhos de Vento lança aplicativo com MV

Pacientes podem marcar consultas em telemedicina e outros agendamentos pelo app.

19 de dezembro de 2022 - 10:08
App já está disponível gratuitamente no Google Play e na Apple Store. Foto: Leonardo Lenskij

App já está disponível gratuitamente no Google Play e na Apple Store. Foto: Leonardo Lenskij

O Hospital Moinhos de Vento acaba de lançar um aplicativo para seus clientes usando tecnologia da MV, especializada em software de gestão para o setor de saúde.

Batizado de +Moinhos, o aplicativo tem o objetivo de facilitar o dia a dia dos pacientes, que podem agendar consultas e exames, acessar histórico de atendimento, consultar por meio da telemedicina e monitorar diariamente sua saúde.

O aplicativo foi desenvolvido baseado no Personal Health, um aplicativo white label da MV voltado ao paciente, que é personalizado com configurações diferentes de acordo com cada instituição, como nome, cor e funcionalidades desejadas.  

O novo app funciona integrado com os sistemas de gestão hospitalar e do prontuário eletrônico do Moinhos de Vento, que também são da MV.

O projeto, que levou seis meses para ser implantado, atualizou a forma que pacientes agendam consultas. Desde 2016, o serviço de  agendamento on-line por meio do site da instituição já estava disponível, mas agora pode ser feito pelo app.

"É uma ferramenta que vem para auxiliar a vida dos nossos pacientes, com foco na digitalização da experiência e que acompanha o atual movimento de renovação do posicionamento da instituição que reforça a necessidade de redefinir a saúde do Brasil", afirma Mohamed Parrini, CEO do Hospital Moinhos de Vento.

Disponível gratuitamente no Google Play e na Apple Store, o aplicativo também oferece uma gestão personalizada em saúde para cada usuário, tomando como base os dados preenchidos pelo paciente na ficha cadastral, e armazena  o histórico de todas as consultas e exames realizados, facilitando diagnósticos futuros. 

Além disso, os pacientes também podem monitorar dados como altura, peso, IMC, calorias gastas, frequência cardíaca, número de passos por dia, entre outros. 

Caso seja notada alguma alteração significativa, o usuário receberá alertas, com a função sendo sincronizada com o App Saúde da Apple, via Apple Watch, para envio ao aplicativo.  

Para o futuro, Vitor Tadeu Ferreira, gerente de TI do Hospital, afirma que novas funcionalidades devem ser oferecidas, como a realização de check-in nos totens por meio do QR Code gerado no aplicativo, agilizando etapas no processo de atendimento.

Também haverá conteúdos publicados na ferramenta, como notícias relacionadas à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. 

Inaugurado em 1927, o Hospital Moinhos de Vento atua em Porto Alegre e em Canoas, no Rio Grande do Sul, e é filiado a Johns Hopkins Medicine International (JHI), braço internacional da Johns Hopkins Medicine, um hospital universitário em Baltimore, nos Estados Unidos.

Atualmente, o hospital conta com mais de 3,7 mil médicos e 485 leitos, sendo 372 voltados para internação e 113 para tratamento intensivo.

Fundada em 1987, a MV possui 2,6 mil clientes espalhados por hospitais, clínicas, operadoras de planos de saúde, centro de medicina diagnóstica e rede pública de saúde.

Com 214 mil médicos cadastrados nas suas plataformas de atendimento e mais de 110 mil leitos administrados, a empresa fechou o ano passado com um faturamento de R$ 400 milhões, uma alta de 20% frente ao resultado de 2020.