Na AL, brasileiro é o que menos usa webinar

Os brasileiros são os que menos utilizam webinars relacionados às suas profissões, segundo um estudo realizado pela IDC na América Latina.

Conforme a pesquisa, a Venezuela é o país de que se destaca nesta tendência, seguido por Argentina, Chile, Colômbia, México.

03 de janeiro de 2011 - 13:28

Os brasileiros são os que menos utilizam webinars relacionados às suas profissões, segundo um estudo realizado pela IDC na América Latina.

Conforme a pesquisa, a Venezuela é o país de que se destaca nesta tendência, seguido por Argentina, Chile, Colômbia, México.

O estudo apontou que 70% dos entrevistados assistem a vídeos online relacionados às suas profissões em toda a região e que cerca de 62% são usuários específicos de seminários online diretamente relativos à sua carreira.

Percentualmente, a Venezuela chega aos 73,75% deste total de usuários. Em seguida, vêm Argentina (70,59%), Chile (69,05%), Colômbia (65,43%), México (62,37%) e Brasil (35,42%).

“É importante levar em consideração uma série de fatores ao produzir um webinar. Para começar, é necessário um bom plano de marketing", afirma Luciana Sario, gerente de Marketing da IDC América Latina.   

Segundo ela, o e-mail marketing tem sido a ferramenta de maior efetividade na divulgação deste tipo de conteúdo na região.

A executiva lembra ainda que o título do seminário online é fundamental para atingir a audiência.

"Outro ponto importante é a atividade que se pode realizar junto às redes sociais, como Twitter, LinkedIn, Facebook e blogs", ressalta Luciana. "Além disso, ao finalizar o webinar, é importante ter um tempo para analisar como foram os resultados, tanto em termos de métricas como na obtenção de feedback por parte dos speakers e assistentes", finaliza.