Foto: Divulgação
A Nestlé, companhia global de alimentos e bebidas, contratou a Alia Inclui, empresa gaúcha dona de um aplicativo que lê o código de barras de produtos e descreve as informações do rótulo para pessoas cegas, com baixa visão ou dificuldades de leitura.
Implementada em mais de 1,2 mil produtos da marca, a solução permite que o usuário converse com os rótulos, recebendo respostas em voz natural sobre composição, modo de preparo, armazenamento, advertências e outras informações.
Apoiado por inteligência artificial, o software utiliza a câmera do celular. Desta forma, o usuário consegue ter conhecimento em tempo real do que está escaneando, seja o texto impresso ou manuscrito.
Também é possível tirar fotos ou enviar uma imagem da galeria do celular para identificar seu conteúdo.
Além disso, a plataforma também é capaz de identificar produtos não cadastrados em seu sistema.
Presente em 190 países, a Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, com 308 mil colaboradores e mais de 2 mil marcas. Sua sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.
No Brasil, a companhia tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de sete centros de distribuição e mais de 70 brokers.
A multinacional conta com 32 mil colaboradores diretos no país, além de gerar outros 200 mil empregos indiretos. Segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, a Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.
Fundada em 2021 por Tatiana Duarte e Caroline Dall Acua, que tem deficiência visual, a Alia Inclui tem um modelo de negócio baseado em mensalidades proporcionais à quantidade de produtos cadastrados na plataforma.
Além da Nestlé, a empresa tem clientes como Unilever, Casa Valduga, Salton, Guimarães Alimentos e Indústria de Sorvetes Urca.
