.jpg?w=730)
Os equipamentos serão testados em São Paulo. Foto: Pexels
A Nokia e o Senai-SP criaram um Hub 5G na capital paulista para realizar testes com equipamentos das tecnologias móveis da quinta geração de frequência.
Para criar o local, as companhias usaram a solução Nokia MX Industrial Edge, que combina aplicações e computação escalável, rede com e sem fio, aplicativos industriais de um clique e gerenciamento automatizado em uma plataforma de tecnologia operacional (OT) local e unificada, operando na frequência de 3,5 GHz.
O hub terá o Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com Ênfase em Conectividade do Senai-SP incluso no local, funcionando como um laboratório de pesquisa e desenvolvimento para aplicações industriais de redes móveis e um espaço de demonstração da tecnologia.
O Núcleo também será usado como um hub de conectividade, interligando diferentes unidades do Senai-SP, e um espaço de aprendizado para estudantes de diferentes unidades e níveis, do técnico à pós-graduação.
Segundo as empresas, a rede 5G do Hub entrará em operação no início do próximo ano e será direcionada para os diferentes segmentos da indústria.
"A conectividade é fundamental na transformação digital das indústrias. Esta parceria tem como objetivo estruturar laboratórios abertos para desenvolvimento de pesquisa e inovação em aplicações industriais de redes móveis. Ao mesmo tempo, tem a missão de difundir essa tecnologia através da educação para a indústria e a sociedade", explica Daniel Motta, gerente de Inovação e Tecnologia do Senai-SP.
No Futurecom, a Nokia também está expondo, junto com o Senai-SP, o sistema de rede privada 5G da Escola Móvel de Conectividade 5G, que fornece cursos de formação profissional e demandas personalizadas.
No espaço, é possível ver aplicações de tecnologias proporcionadas pelo 5G, como Internet das Coisas (IoT), realidade aumentada, internet tátil, metaverso, entre outros.
Fundada em 1865 na Finlândia, a Nokia tem clientes provedores de serviços de comunicação que suportam mais de 6,4 bilhões de assinantes com suas redes de rádio, enquanto os clientes corporativos implantaram mais de 1,3 mil redes industriais em todo o mundo.
A companhia conta com mais de 220 grandes clientes corporativos, dos quais mais de 30 adotam 5G.
No total, o Senai-SP conta com 92 unidades de formação profissional distribuídas em todo o estado e 78 escolas móveis, além de educação on-line e híbrida.
*Luana Rosales cobre a Futurecom 2022 a convite da organização da feira.