
Novo formato de vídeo promete qualidade e vídeos leves. Foto: reprodução.
A NTT DoCoMo, operadora japonesa de telecomunicações, anunciou para março os primeiros smartphones compatíveis com o formato HEVC (High Efficiency Video Coding), uma nova tecnologia de compressão de vídeo para melhorar a qualidade de imagem e ao mesmo tempo diminuir o peso dos vídeos nas redes móveis.
Segundo destacou a companhia nipônica, o novo formato promete facilitar o consumo de vídeo em smartphones, destaca a IPNews.
O novo recurso promete uma reprodução de vídeo sem atrasos ou interrupções, além de tráfego de vídeo mais leve nas redes das operadoras.
Atualmente, o formato utilizado para os vídeos em redes móveis é o MPEG-4 AVC. Em comparação com esta tecnologia, os vídeos em HEVC podem ser baixados duas vezes mais rápido, usando apenas metade da largura de banda necessária.
O uso do HEVC em PCs pode aumentar o potencial de transmissão de vídeo ainda mais.
Com a transição para o novo formato de vídeo, será possível usar as atuais conexões para transmissão de vídeos em resolução 4K (quatro vezes a resolução FUll HD), um formato que até então se achava inviável, pelo tamanho dos arquivos em ultra-definição.