CONSULTORAS

O Boticário aumenta vendas com Smart

Projeto com inteligência artificial entregou retorno sobre o investimento de 37 vezes em um mês.

08 de outubro de 2025 - 13:00
Programa de revenda do grupo é estimado em 50 mil revendedoras. Foto: divulgação.

Programa de revenda do grupo é estimado em 50 mil revendedoras. Foto: divulgação.

O Boticário, uma das principais marcas de cosméticos do país, contratou a Smart Consultoria, empresa estrategista em transformação digital e crescimento de negócios, para aprimorar os resultados das suas vendas junto às consultoras.

Realizado em 45 dias, o projeto utilizou o ChatGPT para atendimento e treinamento, Gemini e Claude para criação de roteiros e análise de conteúdos, Heygen e Capcut para edição de criativos, além de MidJourney e Freepik para a geração de imagens.

A empresa reativou consultoras inativas, quadruplicou o número de novos cadastros semanais e registrou 382 novos cadastros em quatro cidades, com destaque para Teresina e Curitiba.

Como resultado, a O Boticário aumentou em 60% as vendas diretas, gerando um retorno sobre o investimento (ROI, na sigla em inglês) de 37 vezes em um mês, com potencial de alcançar 265 vezes em 12 meses. 

 “A combinação entre estratégia digital, inteligência de dados e engajamento humano foi o que permitiu resultados tão expressivos em tão pouco tempo. Este projeto mostra que a venda direta não é apenas um canal tradicional, mas um terreno fértil para inovação e crescimento acelerado”, afirma Eduardo Schuler, CEO da Smart Consultoria.

O Grupo Boticário é conhecido principalmente pelo seu forte sistema de franquias — sendo a maior franqueadora do Brasil, com mais de 850 franqueados —, mas complementa seu modelo de negócios com um programa de revenda estimado em 50 mil revendedoras.

Além da marca principal, o grupo inclui Eudora, Quem disse, Berenice?, BeautyBox, Vult, Eume e Beleza na Web. A empresa possui mais de 4 mil pontos de venda no Brasil e presença em mais de 50 países, com 15 mil empregos diretos.

Sua estrutura conta com duas fábricas, uma em São José dos Pinhais (PR) e outra em Camaçari (BA), além de quatro centros de distribuição. 

Com 11 anos de experiência, a Smart Consultoria tem sede em Igrejinha, município da Região Metropolitana de Porto Alegre. A empresa já atendeu mais de 400 clientes, entre eles Adidas, Melissa, Farm e O Boticário.