NORTE

Okajima adota solução de BI da Targit

Ferramenta auxilia 300 vendedores em 138 cidades do Pará.

15 de agosto de 2024 - 08:20
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

A Okajima, distribuidora multimarcas paraense, passou a adotar soluções de Business Intelligence (BI) em seu processo de gestão comercial, com a tecnologia da dinamarquesa Targit, especializada em análise de dados. 

A ferramenta escolhida foi a Targit Decision Suite, voltada especificamente para os setores de atacado, distribuição e varejo. Ela administra dados financeiros, de estoque, vendas e compras através de dashboards interativos com atualização em tempo real.

O foco inicial foi modernizar processos e relatórios, substituindo plataformas antigas para obter ganhos de produtividade e redução de custos com infraestrutura de tecnologia. 

“Passamos a ter uma atuação mais competitiva porque a capacidade de analisar dados e tomar decisões se tornou uma realidade para todos os níveis da empresa, impactando desde o vendedor do varejo até o diretor”, afirma Marco Belém, gerente de tecnologia e projetos da Okajima.

Outra decisão foi optar por não utilizar a arquitetura tradicional de BI em SQL, e fazer uso da arquitetura Targit In Memory, alocada na memória RAM do servidor. Isso tornou o processamento mais rápido e dispensou a dependência de ferramentas externas, como o Microsoft Visual Studio. 

A solução permite configuração rápida de alertas para Indicadores Chave de Performance (KPIs) e envio de relatórios automatizados. 

Isso liberou os profissionais de atividades manuais, como relatórios, permitindo que se concentrassem em novas estratégias e tomadas de decisões para a empresa.

Fundada em 2003, a Okajima trabalha com uma extensa gama de produtos, desde alimentos e bebidas até materiais de construção e utilidades domésticas, representando mais de 280 marcas. 

A empresa conta com mais de 300 vendedores cobrindo 138 das 144 cidades do estado do Pará.

A Targit atua. nos setores de atacado, distribuição, manufatura, varejo e setor público, com mais de 8 mil clientes pelo mundo e mais de 300 no Brasil, incluindo Uniagro, Grupo Total, Mundo do Cabeleireiro, Cabral & Sousa, Sorpan, Nova Casa Distribuidora, entre outros.