.jpg?w=730)
Foto: divulgação.
A IBM e a Omega Energia, empresa especializada em energia renovável, criaram uma plataforma para melhorar a previsão de geração de energia renovável com o uso de inteligência artificial e de análises de dados geoespaciais e meteorológicos.
Com dados hospedados na nuvem da IBM, a plataforma utiliza machine learning em vários modelos de previsão e observações que, em última análise, fornecem informações precisas, como a velocidade e direção do vento, com até 10 dias de antecedência.
Para fornecer as previsões de energia eólica e solar, utiliza-se a plataforma Renewables Forecasting, da IBM.
Segundo a empresa, a solução é capaz de alcançar previsões mais precisas devido às vantagens fornecidas pelo IBM PAIRS, uma plataforma de análise e dados geoespaciais de grande escala, que seleciona e hospeda mais de seis petabytes de fontes de dados relevantes.
Isso inclui a altura do hub, velocidade do vento e previsões de irradiação solar fornecidas pela The Weather Company.
"Este trabalho demonstra o avanço da transição energética do Brasil para ser mais renovável e sustentável, com a Omega como um impulsionador estratégico e líder nesta transformação”, afirma Marco Kalil, líder de serviços de consultoria da IBM Brasil.
Até o momento, a IBM observou uma melhoria de 30% a 40% na precisão das previsões mundiais em relação aos modelos comerciais.
"O mercado de energia está em constante transformação e, com isso, surgem novos desafios a serem enfrentados por nós todos os dias. A simplificação, o desejo do consumidor por mais soluções digitais e o avanço tecnológico trazem oportunidades para potencializar o crescimento das renováveis neste processo.", afirma Daniel Biaggio, head de tecnologia da Omega Energia.
Em um estudo recente do IBM Institute for Business Value, 66% dos brasileiros entrevistados afirmam que "sustentabilidade é muito ou extremamente importante para eles ao escolher uma marca".
A IBM existe desde 1911 e tem sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A companhia faturou US$ 73,6 bilhões de dólares em 2020.
Fundada em 2008, a Omega Energia está presente em sete estados brasileiros, com capacidade contratada de 1.869 MW. Em 2020, a companhia lançou sua primeira plataforma 100% digital para compra e gestão de energia no mercado livre.