
A Pague Menos está presente em todos os estados e no Distrito Federal. Foto: divulgação.
A Pague Menos, rede de farmácias presente em todos os estados e no Distrito Federal, adotou a solução da Moavi, startup especializada na escala de funcionários em varejos e indústrias, através do Pmenoslab, braço de transformação digital e inovação da empresa.
O projeto começou em julho e terminou recentemente, em 1º de outubro. Chamada de Escala de Trabalho Inteligente, a solução implantada avalia o quadro de colaboradores e identifica a quantidade de recursos necessários em cada loja da companhia.
Para isso, a Moavi utiliza um algoritmo proprietário que analisa as vendas, identifica e agrupa os clientes com mesmo comportamento de consumo, possibilitando identificar a demanda de cada loja da rede de farmácias.
O mapeamento dos dados é feito por meio da análise das informações de vendas das unidades e, com a ajuda de um algoritmo com modelos matemáticos, auxilia a definir os critérios para a gestão dos funcionários e atendimento ao público.
Com essa análise, foi possível observar que há cidades em que as lojas de bairro têm maior pico de movimento na parte da manhã e no horário de almoço, enquanto as unidades do centro têm o comportamento inverso, com maior atividade no almoço e à noite.
Já no Nordeste, a dinâmica tem influências da rotina diária dos consumidores como, por exemplo, quando há feiras livres, momento em que os moradores da área rural vão até a cidade e aproveitam para realizar outras atividades, como ir à farmácia.
"Este projeto de workforce management chegou para organizar e otimizar a gestão dos operadores de lojas, atendendo a demanda de cada unidade de forma personalizada para promover uma experiência ainda melhor na jornada do cliente", afirma Jorge Jubilato, CHRO da Pague Menos.
Antes do programa, era necessário que o gerente dedicasse alguns dias para definir a escala dos funcionários. Com a solução impantada em toda a rede, o mesmo processo pode ser feito em apenas 15 minutos e distribui a carga de trabalho de forma igualitária.
"O colaborador terá seu horário definido previamente e com intervalos de descanso sempre adequados. Desta forma, ele terá mais tempo para realizar outras atividades, como se dedicar aos estudos ou ficar com a família", destaca Jubilato.
Nos três meses de implantação, a Pague Menos observou um crescimento no ticket médio de 10%, além de aumento em torno de 8% no Net Promoter Score (NPS).
Segundo a empresa, isso acontece porque os operadores conseguem acompanhar a experiência dos consumidores desde sua chegada até o término de suas compras, oferecendo melhores soluções para suas necessidades e aumentando a sua satisfação.
“O projeto é, sem dúvida, o maior do Brasil nessa área de gestão de escala. E ver de perto o impacto positivo deste trabalho com os colaboradores da ponta é muito importante para nós", afirma Victor Guerra, fundador da Moavi.
Fundada em 2018, a Moavi tem sede em São Paulo e conta com clientes como Carrefour Posto, Cassol Centerlar, Extrafarma e Tok&Stok.
Sediada em Fortaleza, no Ceará, a Pague Menos é considerada a terceira maior rede do setor no país, presente em mais de 320 municípios com 1,1 mil lojas e mais de 20 mil colaboradores.