
Alexandre Pierro, cofundador da Palas (Foto: LinkedIn)
A Palas, consultoria paulista especializada em gestão de inovação, se tornou a primeira empresa brasileira a obter a certificação ISO 56001, norma internacional que fornece requisitos e orientações para estabelecer, implementar, manter e melhorar um sistema de gestão de inovação.
Os requisitos foram validados pela DNV, uma das maiores certificadoras do mundo, depois de a Palas implementar uma metodologia própria com base nos pilares da ISO.
A certificação 56001 visa aprimorar a capacidade de uma organização de inovar de forma consistente e bem-sucedida. Ela se aplica a todos os tipos de empresas, independentemente do tipo, tamanho ou dos produtos e serviços que elas fornecem.
Entre seus benefícios, estão a melhora do desempenho da inovação e a capacidade de gestão da incerteza, o aumento da realização de valor a partir de inovações em produtos, serviços e processos, a criação de uma cultura de melhoria contínua e capacidade de inovação sustentada e a melhora da reputação da companhia.
A norma se baseia na ISO 56002, que fornece diretrizes para implementar sistemas de gestão da inovação, mas sem ser certificável.
“Ela abrange critérios de cultura e engajamento, gestão de incertas, além de propriedade intelectual com conceitos bem mais estruturados, capazes de conduzir os caminhos a serem seguidos de uma forma mais imperativa, com foco nos resultados. Por isso, decidimos realizar a migração da 56002 para ela, mantendo nossa premissa de pioneirismo no mercado”, ressalta Alexandre Pierro, cofundador da Palas.
Fundada em 2017 por Alexandre Pierro e Marília Cardoso, a Palas já havia participado do processo de desenvolvimento da ISO de inovação, em conjunto com o grupo internacional ISO TC/279, se tornando a primeira consultoria da América Latina a obter a certificação desta metodologia internacional.