
Paulo Deitos, novo presidente da Crowdinvest. Foto: Israel Baruk
Paulo Deitos, cofundador da Captable e da CapRate Brasil, foi eleito presidente da Associação Brasileira de Crowdfunding de Investimentos (Crowdinvest).
O executivo irá ocupar o cargo por dois anos ao lado do corpo diretor composto por Greg Kelly, CEO e cofundador da EqSeed; Camila Nasser, CEO e cofundadora da Kria; Adolfo Menezes Melito, CEO e fundador da Pitch Reverso; e Rodrigo Carneiro, diretor e cofundador da SMU Investimentos.
Segundo a entidade, todos os profissionais participam ativamente das iniciativas e consultas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) desde antes da regulamentação do setor, em 2017.
Deitos possui cerca de dez anos de experiência no setor de crowdfunding. Foi o cofundador da CapRate Brasil, de investimentos imobiliários, e o cofundador da CapTable Brasil, considerada líder de investimentos em startups via plataformas.
Em sua carreira, também já passou pela Alianza Fintech Iberoamericana, como presidente, e pela ABFintechs, como diretor executivo.
O executivo trabalhou na GetNet, como coordenador comercial, e no Grupo RBS, como trainee. Já na Prime e na URBE.ME, atuou como sócio.
Atualmente, é professor de MBA em Gestão Imobiliária na Faculdade Insted e de MBA em Fintech na Pontificia Universidad Católica Argentina (UCA).
Na Crowdinvest, o novo presidente afirma que a associação trabalhará para intensificar a divulgação deste modelo de investimento, especializar as plataformas devidamente registradas na CVM, estreitar o relacionamento com investidores-anjo e fundos de venture capital, qualificar as empresas ofertantes em rodadas de captação e integrar o crowdfunding de investimentos com outras modalidades de aportes.
"É uma grande oportunidade representar o setor ao lado de empreendedores que estão muito alinhados em disciplinar e autorregular o setor de crowdfunding de investimentos", afirma Deitos.
Criada em 2014, a Associação Brasileira de Equity Crowdfunding tem como objetivo disseminar o modelo de investimento no mercado brasileiro dentro dos princípios de transparência, agilidade e segurança para o investidor, bem como para as empresas emissoras.
Em 2022, o mercado de crowdfunding de investimento no Brasil teve um crescimento de 7,1% no número de plataformas, passando de 56 para 60 players. Juntas, lançaram 120 ofertas de captações, e, em média, cada rodada finalizada captou R$ 1,58 milhão.
Atualmente, a Resolução CVM 88, nova regra para crowdfunding no Brasil, aumentou o limite de captação para até R$ 15 milhões e ampliou para R$ 40 milhões o limite de receita bruta, que define o conceito de sociedade empresário de pequeno porte.
A expectativa é que as mudanças contribuam para o crescimento do mercado a partir deste ano.