CANA-DE-AÇÚCAR

Pedro Agroindustrial planeja plantio com Stefanini IHM

Grupo adotou solução de IA e deixou para trás sistema descentralizado de planilhas.

23 de outubro de 2025 - 18:22
Foto: Divulgação

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O Grupo Pedra Agroindustrial, um dos principais conglomerados do setor sucroenergético brasileiro, está implementando uma solução de inteligência artificial da Stefanini IHM, empresa de manufatura do grupo, para otimizar o planejamento de plantio de mudas de cana-de-açúcar.

Iniciado em janeiro de 2024, o projeto deve ser concluído em dezembro deste ano na usina do grupo localizada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

O objetivo de superar as limitações identificadas no processo anterior, baseado em planilhas, conhecimentos empíricos e decisões descentralizadas. 

Com a saída de técnicos experientes, parte do conhecimento crítico era perdido, reduzindo a acuracidade do planejamento e dificultando a padronização. 

Diante da adoção da ferramenta, o grupo passará a usufruir de recomendações inteligentes baseadas em dados históricos, condições de solo, clima, logística e produtividade esperada.

Atualmente, a fase de implantação tem como foco a integração do modelo de IA desenvolvido anteriormente com as interfaces criadas.

A solução combina modelos de machine learning com algoritmos de busca para identificar as cinco variedades de mudas mais adequadas para cada talhão (unidade mínima de manejo), além de indicar quais variáveis influenciam a recomendação. 

Isso busca garantir maior confiança dos técnicos, que poderão ponderar as sugestões com base na experiência prática.

“Com o uso de modelos preditivos e interfaces inteligentes, o planejamento torna-se mais ágil e assertivo, permitindo maior precisão na escolha de variedades, otimizando a logística e melhorando o uso dos recursos disponíveis. Isso contribui diretamente para o aumento da produtividade e redução de custos operacionais”, afirma Wenceslau Marcomino, coordenador de TI na Pedra Agroindustrial.

Fundada em 1931, a Pedra Agroindustrial atua no mercado de etanol, açúcar e energia elétrica a partir da cana-de-açúcar. A companhia possui três unidades produtoras, todas no estado de São Paulo, e é associada à Copersucar, uma das maiores do segmento no Brasil.

Já a Stefanini é um grupo dividido em sete unidades: Tecnologia (com a marca Stefanini Technology), Cibersegurança (com Stefanini Cyber), Dados (Stefanini Data & Analytics e Stefanini Woopi), Tecnologia Financeira (Topaz, Orbitall e Saque e Pague), Operações (Stefanini Operations e Necxt), Manufatura e Cadeia Produtiva (Stefanini IHM) e Marketing (Gauge e W3haus).

O grupo faturou globalmente R$ 8 bilhões no ano passado, uma expansão de 14% em relação a 2023. Para este ano, a meta é crescer 15%, chegando a R$ 9,2 bilhões.