
Julierme Arrais, Chief Technology Officer (CTO) da CantuStore. Foto: LinkedIn
A PneuStore, vertical da CantuStore focada em pneus e autopeças, adotou soluções da Akamai, especializada em cibersegurança e entrega de conteúdo, em um projeto implementado pela Add Value, integradora especializada em tecnologias de nuvem e virtualização.
Segundo Julierme Arrais, Chief Technology Officer (CTO) da CantuStore, a ferramenta utilizada anteriormente não atendia as demandas de crescimento do e-commerce da empresa e dificultava a adoção de iniciativas mobile first.
"Principalmente depois da pandemia, tivemos um crescimento rápido e começamos a monitorar qualquer lentidão que pudesse afetar a experiência dos visitantes do e-commerce e investir em servidores de aplicação”, explica Arrais.
Com esse objetivo de potencializar a infraestrutura de TI da sua plataforma de vendas, a PneuStore adotou as soluções de Content Delivery Network (CDN).
O projeto foi finalizado no primeiro semestre de 2022 e, no terceiro trimestre, a empresa registrou um crescimento das vendas digitais de 55,7% em comparação ao mesmo período de 2021.
Conforme Arrais, outros ganhos registrados foram a otimização do SEO, que diminuiu as indisponibilidades a zero, reduziu a latência em 189% e aumentou seu volume de acessos orgânicos por hora em 350%.
Além disso, também foi possível notar uma alta conversão por conta de uma experiência de usuário mais atrativa e um ambiente mais seguro, "já que monitora também tentativas de ataque do tipo DDoS, que podem afetar a utilização do site", explica o CTO.
Com o projeto, a PneuStore obteve um volume de transmissão de 8,29 tera por mês e, em 12 meses, a CantuStore registrou uma receita bruta de R$ 2 bilhões.
Com sede em Itajaí, Santa Catarina, a PneuStore atua em todo o território nacional e é considerada o maior e-commerce de pneus do Brasil.
A CantuStore, sua holding, conta com cinco centros de distribuição e 38 filiais em todas as regiões do país.
Fundada em 1998, a americana Akamai está presente em 135 países. Entre seus clientes, estão empresas como Asus, Adobe, Airbnb, Audi, Bridgestone, Domino's, Fox, Lufthansa, Mailchimp, Siemens, Sophos e The Washington Post.
Já a Add Value possui 18 anos de atuação no mercado brasileiro e latino-americano, com matriz em São Paulo e sedes no Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília.
O portfólio da empresa tem destaque para alianças com fabricantes como Citrix, Nutanix, Akamai, Palo Alto Networks, Darktrace, Qualys, Proofpoint, Commvault, Beyond Trust e outros.