JUDICIÁRIO

TJ-PA monitora sistemas com Dynatrace

Tribunal já reduziu em 60% a instabilidade ou interrupção dos serviços.

16 de janeiro de 2023 - 11:10
O Tribunal atende uma média de 300 mil sentenças todos os anos. Foto: Ricardo Lima/Flickr

O Tribunal atende uma média de 300 mil sentenças todos os anos. Foto: Ricardo Lima/Flickr

O Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA) adotou a plataforma Dynatrace, multinacional de software para automação de operações em nuvem, para monitorar oscilações e indisponibilidades no seu serviço, antecipando eventuais problemas.

Baseada em inteligência artificial, a ferramenta oferece observabilidade automática, que rastreia os componentes de software, hardware, nuvem, microsserviços, códigos, acessos de usuários e tudo que faz parte ou interage com o sistema. 

Antes da Dynatrace, o TJ-PA não tinha visibilidade para identificar as raízes de instabilidades ou falhas, com o processo sendo feito manualmente. Agora, a plataforma possibilita o acompanhamento em tempo real e de ponta a ponta de todas as aplicações utilizadas pela área de tecnologia.

Além disso, oferece insights sobre a performance de todos os recursos e seus impactos na experiência de clientes internos e externos.

Segundo Diego Leitão, secretário de informática da instituição, a plataforma foi fundamental para lidar com o conjunto de aplicações e dispositivos adotados pelo Tribunal nos últimos anos, oferecendo mais inteligência e observabilidade.

“A situação mudou muito com a Dynatrace, pois a ferramenta entrega relatórios automáticos e precisos, que nos ajuda na otimização do ambiente”, explica Arilson Galdino da Silva, coordenador de suporte técnico no TJ-PA. 

Com a solução, o Tribunal conseguiu reduzir em mais de 60% o número de eventos de instabilidade ou interrupção dos serviços desde o início de 2022.

Além disso, registrou uma redução de 70% no número de erros de aplicações e de 45% no tempo necessário para a solução de eventuais inconsistências. 

Em média, os números ajudaram a aumentar em 12% o nível de satisfação dos usuários.

Conforme Leitão, o projeto não teve impacto na rotina dos usuários e já foi levado para outros tribunais.

“Tivemos suporte total e rapidamente conseguimos colocar o processo em prática. E o resultado não poderia ser melhor: conseguimos reduzir as instabilidades e interrupções, elevando substancialmente a satisfação dos profissionais e cidadãos que utilizam nossos serviços", afirma Leitão.

O Tribunal de Justiça do Pará conta com mais de 6 mil estações de trabalho e 500 servidores, atendendo uma média de 300 mil sentenças todos os anos.

A americana Dynatrace é referência quando o assunto é gerenciamento de performance digital (APM, na sigla em inglês).

No ano fiscal de 2021, a empresa teve uma receita global de US$ 704 milhões, um crescimento de 29% sobre a receita bruta registrada no mesmo período de 2020.