
Foto: Luciano Lanes/PMPA
O Partido Progressista (PP) de Porto Alegre decidiu apoiar o prefeito José Fortunati (PDT) em sua campanha pela reeleição.
Com a decisão, uma das candidaturas da TI no pelito fica prejudicada, a de Newton Braga Rosa. Ele entraria na parceria composta com Manuela D'Ávila (PCdoB), como candidato a vice-prefeito.
Além disso, os progressistas porto-alegrenses deixam Manuela sem o apoio da senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), que era favorável à parceria com o PCdoB.
Entre os 107 votos do diretório municipal do PP, 63 foram pelo apoio a Fortunati, enquanto 44 preferiam Manuela.
Segundo relembra o site Veja.com, com a decisão, Fortunati já arrebanha dez partidos (PDT, PMDB, PTB, PRB, PPS, PMN, PTdoB, PRP, PRTB e PP) e deve garantir, no próximo dia 18, também o apoio do DEM.
Manuela tem, por enquanto, o apoio de quatro partidos: PCdoB, PSB, PSC e PSD.
TI SEGUE COM RONI
Sem a definição do vice entre as legendas de apoio a Fortunati, Roni Marques Correa, diretor de operações da Procergs durante o governo Germano Rigotto (PMDB-RS), segue tentando a vaga.
O virtual adversário de Correa é o vereador Sebastião Melo, que preside o PMDB em Porto Alegre. A decisão é esperada para até o final de junho, com a indicação interna do PMDB.
Newton Braga Rosa, ex-secretário do Inovapoa e duas vezes candidato à vereador, estava entre os quatro cotados para concorrer ao lado de Manuela, contra Fortunati, caso o PP seguisse a direção indicada pela senadora Ana Amélia.