Foto: divulgação.
A Prosus, holding de investimentos controladora do iFood, acaba de anunciar um acordo de três anos com a Amazon Web Services (AWS) para escalar aplicações de inteligência artificial na América Latina, Europa e Índia.
Com o contrato, as empresas do portfólio da Prosus – que também inclui OLX, PayU, Despegar, eMag e Just Eat Takeaway.com – poderão cocriar soluções de IA com a AWS, com o objetivo de oferecer experiências hiperpersonalizadas a clientes.
A ideia da Prosus é levar a todo o seu ecossistema o Large Commerce Model (LCM) do iFood, um sistema de IA agêntico que permite soluções hiperpersonalizadas de busca e recomendação para a plataforma de entrega.
O LCM possui uma memória de longo prazo que aprende com os resultados e entende a intenção do consumidor, melhorando a cada interação.
De acordo com Igor Cardoso, líder do Ecossistema Prosus, a colaboração anterior com a AWS permitiu que o iFood e outras empresas do portfólio escalassem inovações em IA, como o Modelo de Comércio em Grande Escala, remodelando a experiência do cliente no e-commerce.
“Agora, estamos aprofundando nossa parceria além dos termos comerciais: a AWS está investindo recursos de engenharia para desenvolver produtos em conjunto conosco e fornecer acesso e suporte para todo o portfólio, a fim de implementar rapidamente casos de uso”, explica Cardoso.
O acordo se concentra em cinco pilares. O primeiro é “alavancar a AI generativa de ponta para inovação de produtos, cocriação e criações por meio dos Programas AWS”. Já o segundo é “padronizar as melhores práticas para garantir a confiabilidade do sistema e minimizar interrupções no serviço”.
Em seguida, vem “implementar estruturas de segurança de nível empresarial em todas as empresas do portfólio”, bem como “otimizar o gasto com a nuvem através do FinOps” e “criar modelos de tecnologia unificados para implantação rápida em todas as empresas do portfólio”.
"Ao combinar as capacidades de IA e aprendizado de máquina da AWS com a experiência operacional da Prosus em seu portfólio, estamos mudando a forma como os clientes experimentam e descobrem produtos", afirma Greg Pearson, vice-presidente global de vendas da AWS.
Fundada em 1997, a Prosus é controlada pela sul-africana Naspers. O grupo investe e opera plataformas digitais em diversos setores, como entrega de comida, classificados on-line, pagamentos, educação e comércio eletrônico, com forte presença em mercados emergentes.
Listada na B3, a companhia soma mais de 30 investimentos em startups de comércio eletrônico nativas de IA, com mais de 2 bilhões de clientes de clientes em seus negócios, 10 trilhões de tokens de dados e mais de 500 milhões de interações diárias.
Através do Toqan, plataforma interna de desenvolvimento de agentes da Prosus, ela já construiu mais de 30 mil agentes para automatizar fluxos de trabalho em suas operações.
No mercado há 19 anos, a AWS tem mais de 240 serviços a partir de 114 zonas de disponibilidade em 36 regiões geográficas. São Paulo, onde a empresa chegou em 2011, foi a quinta região da companhia no mundo, sendo até hoje a maior da América Latina.
Até 2023, a multinacional investiu mais de US$ 3,8 bilhões para construir, conectar, operar e manter seus data centers no Brasil. Em setembro de 2024, a americana anunciou planos de investir mais US$ 1,8 bilhão até 2034.
Além disso, a AWS tem planos anunciados para 16 novas zonas de disponibilidade e mais cinco novas regiões no Chile, Nova Zelândia, Reino da Arábia Saudita, Taiwan e a Nuvem Soberana Europeia.
A companhia tem milhões de clientes no mundo, desde startups a grandes empresas e agências governamentais.
