MAD MEN

Publicidade brasileira mal em tecnologia

Google lança índice de maturidade do setor. Ninguém está no topo.

15 de março de 2023 - 06:45
Don Drapper: "Essas coisas acontecem". Foto: Divulgação

Don Drapper: "Essas coisas acontecem". Foto: Divulgação

As agências de publicidade no Brasil estão mal quando o assunto é adoção de tecnologia do Google. 

Pelo menos, é o que aponta o gMaturity, um “índice de maturidade digital” com 40 critérios desenvolvido nos últimos dois anos com exclusividade para o Brasil.

O gMaturity divide as empresas de marketing em quatro níveis de desenvolvimento, integração e usabilidade tecnológica, sobretudo, em relação ao uso de inteligência artificial (IA) no cotidiano operacional.

Os estágios de integração digital são: Nascente, Emergente, Conectado e Multimomento. 

Foram analisadas cerca de 30 agências, nesse primeiro momento, e os resultados foram: 88% delas estão nos estágios iniciais do índice (48% Nascentes e 39% Emergentes) e 12% como Conectadas. Ninguém ficou no topo da pirâmide, o estágio Multimomento.

A meta do Google é que pelo menos uma agência entre no topo até o final do ano. Provavelmente, ela deve vir do nível intermediário, onde no momento só há três integrantes.

Segundo disse para o site especializado Meio e Mensagem Aline Moda, diretora de agências do Google Brasil, o buscador quer levar a IA para dentro das agências, remanejando mão de obra. 

De acordo com levantamento feito pelo Boston Consulting Group, a pedido do Google, empresas no último dos quatro estágios podem ter aumento de 20% nas receitas geradas e redução de 30% nos custos associados às campanhas de marketing.

Hoje é possível usar IA na produção de peças publicitárias, automatizando a produção de peças em diferentes formatos, e também a sua distribuição em diferentes plataformas.  

POR QUE O BRASIL

O Google escolheu o Brasil para estrear o gMaturity porque o país é um grande usuário dos produtos da empresa, no qual o mercado publicitário tem características particulares. 

“Diferente de outros países, as agências aqui possuem muita autonomia e acabam sendo responsáveis pelas várias etapas do processo de criação e planejamento, e isso permite que nós, o Google, possamos aconselhar a partir da visão global”, explicou Moda para o Meio e Mensagem.