SERVIÇO

PUCRS entra no mercado de consultoria

Nova operação é liderada por Luis Fernando Saraiva, ex-HPE, e tem Badesul como primeiro cliente.

06 de outubro de 2023 - 12:47
Luis Fernando Saraiva, head da PUCRS Consulting (Foto: Divulgação)

Luis Fernando Saraiva, head da PUCRS Consulting (Foto: Divulgação)

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) acaba de lançar o seu próprio serviço de consultoria para empresas, criado há cerca de um mês.

Batizada de PUCRS Consulting, a nova operação é liderada por Luis Fernando Saraiva, ex-diretor da HPE e cofundador da Sqed e da S. Solutions. As três empresas estão no Tecnopuc, de onde vem a relação de longa data de Saraiva com o polo tecnológico.

Para completar o time, a universidade contratou Jamilly Specht, ex-KPMG, como coordenadora de projetos. Na prática, os dois contarão com os profissionais da academia, ou mesmo de fora dela, de acordo com cada demanda.

“A PUC tem um conjunto de conhecimento dentro de casa absurdo em várias áreas. No Tecnopuc, a gente tem a capacidade de modelagem. Então, a criação da PUCRS Consulting tem muito a ver com um novo momento, identificando a potencialidade de transformar isso em entregas”, conta Saraiva.

O head destaca que a universidade presta serviço de pesquisa há muito tempo. Segundo ele, a diferença é que a pesquisa lida com possibilidades, é de médio e longo prazo e gera inovação. Já a consultoria tem que ser preditiva, é feita de pacotes de curto prazo e utiliza a inovação, sendo uma gestão profissional focada em resultados.

Para transformar pesquisa em entregas, o executivo conta que foi preciso criar um movimento pendular entre a PUCRS Consulting e a academia.

“Na prática, a gente tem um problema de negócio para ser resolvido, chama um pesquisador, mostra para ele e começa a resolver esse problema. Mas a resolução desse problema certamente vai trazer outros problemas e abrir possibilidades de entender coisas que a gente não entende”, explica Saraiva.

Para o executivo, o principal desafio de entrar no mercado é se diferenciar para competir no nível de instituições como Dom Cabral e Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os “pulos do gato” da PUCRS seriam justamente o seu capital intelectual e o olhar para a parte humana.

O head dá o exemplo de como a consultoria está conduzindo o projeto no seu primeiro cliente, o Badesul, agência de fomento vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul.  

“Vamos ter dois dias de imersão trabalhando o fator humano, sobre como as pessoas vão colaborar para que o planejamento estratégico seja um sucesso, onde estão as dificuldades desse grupo e como resolver isso. A gente podia simplesmente ir para o planejamento e, quando colocamos essa camada humana, começamos a ver que, sem ela, o planejamento seria um fracasso”, destaca Saraiva.

O head define o projeto na estatal como “grande e bem ousado para quem está começando”. 

Inicialmente, a PUCRS Consulting está ligada à escola de negócios da universidade, mas já abriu o leque depois de olhar com mais profundidade para o mercado. 

De acordo com Saraiva, todos os decanos da instituição já escreveram seus textos sobre as competências com as quais cada escola pode colaborar. A ideia é ir desde a politécnica, passando pelo direito e ciências da vida, até ciências aeronáuticas, além de contar com a interdisciplinaridade.

Em atuação desde 1931, a PUCRS conta com mais de 40 mil alunos em 59 cursos de graduação presenciais e 10 on-line, além de 22 mestrados, 22 doutorados e mais de 100 especializações. O número de  professores e técnicos administrativos chega a 2.850.

Já o Tecnopuc tem 199 organizações instaladas, somando 6,2 mil colaboradores.